A companhia do seu pet está presente toda vez que ao banheiro? E você já parou para se perguntar porque seu pet te acompanha? Não importa o que vá fazer, somente o ato de demonstrar que vai entrar, ele já se levanta para te seguir? É quase como se tivesse uma missão secreta de nunca deixar você sozinho, podendo até lhe acompanhar em todos os cômodos da casa. Vamos explorar sobre esse assunto e saber qual a razão desse comportamento que se torna muitas vezes engraçado.
Acima de tudo amam sua companhia.
A principal razão pela qual seu cachorro ou até mesmo gato o segue até o banheiro é simples, adoram estar perto de você. Cães são animais sociáveis e naturalmente o consideram parte da sua “matilha“. Então, para eles até mesmo uma ida à cozinha já é motivo para ter a sua companhia. Eles veem no seu tutor uma forma de se sentir seguro, confortável e feliz. Seria mais ou menos como se lhe dissessem o tempo todo: não importa onde vai, quero estar com você.
Demonstração de instinto de proteção.
Outro fator é o instinto do cão de proteger os membros da sua família. Quando você se ausenta, mesmo que seja por um espaço curto de tempo, o cão já sente a necessidade instintiva de ficar perto de você, vigiando, protegendo e garantindo que você esteja seguro. Portanto, mesmo que não exista nenhum monstro no banheiro para proteger você, o comportamento segue esse instinto que é de cuidar e ficar sempre alerta.
Apenas curiosidade.
Isso mesmo, os cães são extremamente curiosos, e você já deve ter percebido. Eles gostam de explorar tudo ao seu redor, e o banheiro, com seus cheiros diferentes e curiosos, é um lugar que desperta seus instintos. Sendo assim, o banheiro, que nem sempre é privado para os humanos, despertam curiosidades para saber o que está fazendo e também investigar o que de novo está acontecendo numa parte do território deles que você faz parte desse metro quadrado.
Pode ser um ápice emocional.
O ápice emocional normalmente acontece quando um pet cria um vínculo forte com o seu dono, ele passa a querer estar perto a todo momento. Esse apego emocional é profundo, e muitos cães simplesmente não gostam de ficar sozinhos, mesmo que seja por alguns minutos. Sendo assim, uma simples ida ao banheiro pode ser vista por eles como uma separação, e eles ficam incomodados com isso. Por isso, segue você para não ficar longe demais e cuidar um pouco da sua vida. Esse comportamento é muito comum em cães que têm uma ligação intensa com seus donos, principalmente os pets mais sensíveis.
Querendo mais atenção.
Também é possível que seu gato ou cachorro associe o fato de ida ao banheiro com a possibilidade de ganhar alguma atenção. Ele pode conciliar a sua ida ao banheiro com mais carinho, já que ficou um tempo sem ele, então aguarda mais atenção, seja uma brincadeira rápida ou até mesmo um petisco. Esse tipo de associação reforça o comportamento de sempre o seguir quando estiver no banheiro; sabe que de alguma forma terá outra chance de estar com você novamente.
Em qual momento devo me preocupar?
Se a companhia ao banheiro se torna muito constante, é bom observar, pois pode ser um sinal de problemas associados ao apego muito forte. Alguns cães ficam agitados quando os seus donos saem de perto e, em casos fora do normal, o comportamento pode se estender a outros momentos do dia, como quando você sai para trabalhar ou para fazer qualquer coisa na rua. Portanto, se achar necessário ou perceber algo que merece atenção, procure um veterinário, ele dirá se é só drama ou precisa de ajuda.
Preparando seu pet para pequenas ausências.
Às vezes o pet não sabe o que significa o “já volto” e você pode ajudá-lo a entender e melhorar seu comportamento quando precisar se ausentar.
- Treine sua independência: dê ao pet pequenos intervalos para ficar sozinho em diferentes cômodos da casa, até que ele se acostume de forma gradual.
- Use a distração: deixe brinquedos ou guloseimas na área onde o pet vai ficar enquanto você vai ao banheiro, para que ele se sinta mais confortável e menos inclinado a te seguir.
- Recompense-o: todas as vezes que houver um bom comportamento como, ficar em outro cômodo, o recompense-o com petiscos e carinhos. Isso ajuda a fortalecer a ideia de que ficar sozinho é uma boa coisa.
Conclusão.
No fim das contas, quando seu cachorro faz companhia até o banheiro é só mais uma demonstração de amor e companheirismo. Para ele, você é a pessoa mais importante do mundo, e qualquer oportunidade de ficar ao seu lado é valiosa. Apesar de às vezes parecer um pouco invasivo, é uma forma de ele mostrar que se sente conectado e seguro com você.
Fonte: Portal do dog.