Vira-lata vive mais que outras raças?

Vira-lata

Os cães vira-lata são conhecidos como cães mestiços ou sem raça, também usada pela sigla (SRD). Portanto, são resultados de misturas de raças diferentes, o que faz com que não tenha uma origem definida. Esse termo também foi atribuído aos cães de rua, que viram lixos em busca de comida, talvez por isso são bem resistentes e com uma imunidade mais robusta. Mas quem tem um vira-lata sabe como são inteligentes e amorosos; sendo assim, vamos explorar mais os motivos por trás dessa ideia e o que isso significa em relação à saúde do seu pet.

Por que os vira-lata são considerados mais saudáveis?

Porque os vira-lata possui uma diversidade genética; fruto da mistura de diferentes raças, o que resulta em uma diversidade genética maior. Sendo assim, diminui a probabilidade de problemas hereditários que são bem comuns em cães de raça pura. Então, tem alguma vantagem à frente dos demais cães como:

  • Resiliência natural: por terem um histórico muitas vezes ligado à sobrevivência, eles tendem a desenvolver uma imunidade mais robusta e resistência a condições diversas.
  • Tamanho moderado: a longevidade dos cães está, em parte, ligada ao tamanho. Portanto, cães menores e de porte médio, tendem uma longevidade maior; e muitos, vira-lata se encaixam nessas categorias.

Tipos mais comuns de vira-lata.

  • Caramelo: muito conhecido e amado por todos; quase uma marca.
  • Preto com manchas brancas: esse também é muito comum, especialmente nas patinhas, no peito ou na ponta do rabo; esse contraste dá um charme especial.
  • Tigrado: é uma mistura de tons de marrom e preto que forma listras ou manchas irregulares, uma cor única e estilosa, dando um parecer selvagem ao peludo.
  • Tricolor: Cores em branco, preto e marrom, formando combinações variáveis.

Como aumentar a longevidade dos cães?

A longevidade dos cães são independentes de suas raças. Portanto, o cuidado do tutor para com o seu pet é o que mais influencia. Veja estas dicas essenciais:

  1. Alimentação balanceada: forneça uma dieta adequada à idade, raça e necessidades básicas do seu cão.
  2. Exercícios regulares: atividades físicas são mais que físicas, ajudam a manter a mente, o corpo e os ossos saudáveis.
  3. Vacinação e vermifugação: cartela de vacinas e vermífugos em dia para manter seu pet protegido contra qualquer indisposição adversa.
  4. Ambiente seguro e amoroso: o amor para com seu bichinho reduz o estresse e proporciona amor de volta, fazendo uma grande diferença em sua vida.

Então os vira-latas são longevos mesmo?

Não há uma regra fixa sobre a longevidade dos vira-latas, mas há muitos relatos que eles têm sim uma perspectiva maior que a de algumas raças puras. Principalmente aquelas já propensas a algum desconforto genético. O segredo está no amor, cuidado e um bom acompanhamento veterinário, com isso qualquer cão pode chegar a longevidade.

Vira-lata em ação.

São super-heróis de quatro patas; com uma genética variada e uma resistência impressionante, eles nos mostram que a mistura de raças tem as suas vantagens. Entretanto, viver mais ou viver menos não os define, aproveitam a vida todos os dias como se não houvesse o amanhã, são muito felizes e adoram brincar!

Conclusão:

Os vira-latas, ou SRD (Sem Raça Definida), são como os verdadeiros guerreiros dos canis. Resultado da mistura de diferentes raças, eles possuem uma adversidade genética que os torna mais resistentes e menos propensos a doenças hereditárias. Essa combinação os faz únicos e cheios de vantagens, como uma imunidade robusta e uma longevidade maior, especialmente por serem geralmente de médio porte.

Eles também são um charme à parte com suas pelagens únicas, como o clássico Caramelo, o estiloso Tigrado ou o elegante Tricolor. E apesar de não terem certidão de raça, esses cães têm algo ainda mais valioso, um coração gigante e uma energia contagiante.

Com amor, cuidado e atenção, qualquer pet vive mais e saudável, mas os vira-latas são mestres em transformar até os dias mais simples em momentos inesquecíveis! Aproveite seu caramelo, tigrado ou tricolor da melhor forma possível.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.