Sim. A tartaruga é um pet e tem garantido seu lugar nas casas, apesar da sua natureza calma e aparência inusitada. Porém, não é de qualquer jeito que devemos cuidar, veremos aqui quais são os cuidados que você deve ter com esse pet se este for o seu de estimação, ou se planeja ter um.
A tartaruga como pet
As tartarugas podem ser ótimos pets, entretanto exigem cuidados específicos; ao contrário de cães e gatos, a tartaruga não precisa de tanta atenção e cuidados, são mais independentes e silenciosa. Sendo assim, precisa oferecer um habitat confortável de acordo com sua necessidade.
Habitat e cuidados essenciais.
As Tartarugas em geral, necessitam de mais espaços, tanto para se movimentar como para explorar cheiros. Entretanto, para as tartarugas aquáticas é necessário um aquário com os mesmos cuidados de peixes; sempre com Comida, água pura e aquário limpo.
Alimentação. Para a dieta de uma tartaruga ser nutritiva, precisa considerar o tipo e a espécie, por algumas serem herbívoras, e outras onívoras. É importante oferecer alimentos frescos como frutas e vegetais, além de ração específica.
Temperatura ideal.
Para manter seus ossos saudáveis, as tartarugas precisam de luz UV; com isso elas conseguem fazer a síntese de vitamina D e manter a massa óssea em dia. Sendo assim, o ambiente também precisa ter águas com diferentes temperaturas, afim, de regular seu corpo na medida certa.
Longevidade de alto nível.
A vantagem de ter uma tartaruga como pet, é a Longevidade, ela pode viver por décadas! Algumas por mais de 50 anos, então saiba que terá um compromisso longo; sem contar que é mais fácil de levar em caixa para transportar pet, no caso de viagens mais longas.
Interação e manutenção.
Tartarugas são também animais que buscam por afeto e brincadeiras, contudo não significa que precisem de atenção; elas são diferentes nesse aspecto; para trazer felicidade e saúde, só basta manter o ambiente limpo, garantir sua alimentação, e monitorar com consultas de rotina.
Conclusão.
As tartarugas podem, sim, ser ótimos animais de estimação para quem busca um relacionamento com pet a longo prazo. Porém, antes de optar por uma, é fundamental estudar mais sobre os tipos de espécies, habitat e alimentação. Para que assim ele viva com segurança e feliz com o devido cuidado que ela precisa receber.
Fonte: Portal do dog.