Meu Pet, Meu Amigo

Seu pet se reconhece no espelho?

Pet no espelho

A curiosa relação dos animais com o próprio reflexo. Você já percebeu seu pet reagindo ao próprio reflexo? Alguns ficam curiosos, outros tentam reagir e há aqueles que simplesmente ignoram. Mas será que cães e gatos realmente se reconhecem no espelho? Vamos explorar essa curiosa relação entre os animais e seu próprio reflexo.

Animais entendem o que é um espelho?

Diferentes dos humanos, a maioria dos animais não reconhece que o reflexo no espelho é a sua própria imagem. Em testes científicos, poucos animais demonstram autoconsciência ao se olhar no espelho. Isso acontece porque o reconhecimento do próprio reflexo envolve habilidades cognitivas mais avançadas do que simplesmente enxergar uma imagem.

O teste do espelho.

Como saber se um animal se reconhece? Cientistas utilizam um experimento chamado teste do espelho para avaliar se o animal te autoconsciência. Sendo assim, o teste consiste em colocar uma marca no corpo do animal em um local que ele só possa ver por meio do reflexo. Logo que ele tentar remover ou investigar a marca olhando para o espelho, significa que ele se reconhece.

Campeões do reconhecimento.

São os grandes primatas, como chimpanzés e orangotangos, que já passaram nesse teste. Golfinhos e elefantes e algumas aves, como os corvos, também demonstraram essa habilidade, porém não são todos.

E os gatos? A maioria não passa no teste do espelho. Portanto, isso significa que, para eles, o reflexo não representa sua própria imagem, mas sim um estímulo visual sem significado específico e de algum valor.

Como cães e gatos reagem ao espelho?

Cada animal pode reagir de maneira diferente ao próprio reflexo, como, por exemplo:

  • Cães. Muitos cães a princípio latem, rosnam ou tentam brincar com o reflexo. Porém, quando percebem que outro “cachorro do espelho” e nesse caso não tem cheiro e não reage como um animal real, perdem o interesse. Em vez de dependerem da visão, os cães confiam muito mais no olfato para reconhecer a si mesmos e os outros.

  • Gatos. Os felinos costumam ter reações variadas. Alguns se assustam, arrepiam os pelos ou até tentam atacar o intruso. Outros ficam apenas curiosos e tentam interagir de forma brincalhona. No entanto, assim como os cães, os gatos perdem rapidamente o interesse, já que o reflexo não possui nem cheiro.

Espelho não tem importância?

Diferente dos humanos, que dependem muito da visão, cães e gatos utilizam outros sentidos para entender o mundo que vivemos como, por exemplo:

  • Olfato: cães e gatos reconhecem a si mesmos e outros pelo cheiro, não pela aparência. Como o espelho não reflete odores, ele se torna irrelevante para eles.
  • Audição: Sons familiares ajudam a identificar pessoas e animais, e como o reflexo no espelho não emite nenhum ruído específico, os pets tendem a ignorá-lo.
  • Comportamento instintivo: para muitos animais, um outro ser que não tem cheiro nem reage pode ser simplesmente descartado como irrelevante.

Eles não têm autoconsciência?

Não passar no teste do espelho não significa que um animal não tenha autoconsciência. Cães, por exemplo, já demonstram reconhecer o próprio cheiro e distinguir sua identidade por meio de outros testes. Além disso, eles conseguem entender emoções humanas e responder a comandos de forma complexa. Os gatos, apesar de mais independentes, também possuem um nível de consciência e memória muito desenvolvidos.

Como estimular seu pet no espelho?

Se você quiser testar como seu pet reage ao espelho vai se surpreender. Seja qual for reação do seu pet, isso faz parte da personalidade, então, tente essas dicas:

  • Coloque um espelho na altura dele e observe a reação.
  • Faça movimentos para ver se ele tenta imitar.
  • Fale ou chame seu pet para ver se ele associa a imagem à sua voz.
  • Use brinquedos para ver se ele interage com o reflexo.

Conclusão.

Os cães e gatos não se reconhecem no espelho da mesma forma que nós, pois confiam mais em outros sentidos, como olfato e audição. No entanto, isso não significa que não tenham inteligência ou autoconsciência. Cada pet reage de maneira única ao reflexo, seja com curiosidade, indiferença ou até mesmo brincadeiras.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.