Meu Pet, Meu Amigo

Seu pet gosta de música?

Seu pet gosta de música

Seu pet gosta mesmo de música? Como os sons afetam o humor dos animais? Sabemos que a música tem um impacto profundo nos seres humanos, mas você já parou para pensar se os animais também são influenciados por ela?

Muitos tutores relatam que seus pets reagem a diferentes estilos musicais, demonstrando relaxamento ou agitação. Mas até que ponto os sons afetam realmente o humor dos animais? Vamos explorar o que a ciência diz sobre isso!

Animais escutam músicas como nós?

Os cães e gatos possuem uma audição muito mais aguçada do que a nossa, captando frequências que não conseguimos perceber. No entanto, a maneira como interpretam os sons é diferente. Estudos sugerem que os pets não apreciam a música do mesmo jeito que nós, mas certos ritmos e tonalidades podem, sim, influenciar suas emoções.

Efeitos da música e cães e gatos.

Pesquisas mostram que diferentes gêneros musicais podem provocar reações distintas nos animais de estimação:

  • Músicas clássicas: tem efeitos calmantes, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade, especialmente em situações como visitas ao veterinário.
  • Rock ou metal pesado: pode causar inquietação e aumentar o ritmo cardíaco, tornando o pet mais agitado.
  • Música eletrônica: alguns ritmos repetitivos podem causar desconforto, pois os sons artificiais nem sempre são agradáveis para os ouvidos sensíveis dos animais.
  • Músicas compostas para animais: estudos mostram que canções criadas especialmente para cães e gatos, com frequências adaptadas à audição deles, têm um efeito muito mais positivo.

Estudos sobre o efeito da música.

Pesquisadores da universidade de Glasgow realizaram um estudo com cães em abrigos e descobriram que a música clássica ajudava a reduzir significativamente os níveis de estresse dos animais. Em contrapartida, sons mais intensos, como rock pesado, aumentavam a agitação e o ritmo cardíaco dos cães.

Outro estudo publicado no Journal of Veterinary Behavior indicou que gatos expostos a composições criadas especialmente para felinos com frequências semelhantes às de suas vocalizações naturais, demonstram sinais de relaxamento e interação positiva com os humanos.

Benefícios da música.

A música pode ser uma excelente aliada no bem-estar dos animais. Aqui estão alguns dos principais benefícios para eles:

  • Redução de estresse: sons suaves ajudam a acalmar pets ansiosos ou que sofrem com qualquer saída dos tutores.
  • Melhoria na qualidade do sono: uma música tranquila pode induzir um sono mais profundo e reparador para seu peludo.
  • Redução de ruídos externos: em ambientes barulhentos, por exemplo, a música pode mascarar sons incômodos, como fogos de artifícios, chuvas fortes e trovões.
  • Estímulo mental: sons diferentes podem entreter e estimular o cognitivo dos animais, especialmente quando associados a brincadeiras.
  • Ajuda na socialização: cães e gatos expostos à música desde filhotes tendem a ser mais tranquilos em relação a novos sons e ambientes.

Relatos de tutores sobre.

Muitos donos relatam que seus animais têm preferências musicais específicas. Por exemplo, alguns cães se acalmam ao som de piano suave, enquanto outros ficam inquietos com batidas mais rápidas. Em um grupo de redes sociais dedicado a comportamentos caninos, diversos tutores compartilham experiências sobre como a música ajudou seus pets a enfrentarem momentos de ansiedade, como tempestades ou fogos de artifício.

Como escolher a música ideal?

Antes de tudo, você precisa testar alguns efeitos no seu pet, para então saber qual música se identificou mais, para isso siga algumas dicas:

  • Prefira gêneros calmos, como clássico ou instrumental.
  • Observe a reação do animal ao som e ajuste conforme necessário.
  • Evite volumes altos, pois a audição dos pets é muito sensível.
  • Experimente uma playlist feita especialmente para pets.
  • Associe a música a momentos positivos, como descanso ou carinho, para criar um vínculo sonoro positivo.

Conclusão.

Embora os pets não apreciem a música da mesma forma que os humanos, é inegável que certos sons podem influenciar seu humor e bem-estar. Se você quer proporcionar um ambiente mais tranquilo e agradável para seu amigo de quatro patas, experimente colocar músicas suaves no dia a dia dele. Afinal, um lar harmonioso também pode ter uma trilha sonora especial para os nossos companheiros de quatro patas.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.