Quando falamos sobre a chegada do bebê, toda a casa entra em preparação, e isso inclui o seu pet. Portanto, a chegada de um novo membro da família pode ser um momento desafiador para o seu amigo peludo, principalmente se ele está acostumado a ser o centro das atenções. Veremos algumas dicas para te ajudar, facilitar a sua vida e garantir que seu pet se sinta confortável e acolhido durante essa transição.
Insira as mudanças gradualmente.
As mudanças precisam ser planejadas e trabalhadas para ter sucesso, então, antes mesmo do bebê chegar, comece a preparação do ambiente. Portanto, se o pet não puder mais acessar determinados cômodos, como o quarto do bebê, implemente essa restrição com antecedência para evitar uma associação negativa. Além disso, acostume-o com novos cheiros, como produtos de higiene do bebê, roupas e brinquedos sempre aos poucos.
Estabeleça uma rotina.
Os animais precisam de rotinas, eles se sentem mais seguros e confortáveis. Portanto, ajuste os horários de passeios, alimentação e brincadeiras para coincidirem com a rotina que está mantida após a chegada do bebê. Isso ajuda a reduzir o estresse do pet e também te ajudar na conciliação das duas rotinas.
Trabalhe a socialização.
A socialização precisa ser sem pressa e com paciência. Se o pet não está acostumado com crianças, é uma boa ideia apresentar a ele, gradualmente, com sons e comportamentos típicos de bebês. Você pode usar gravações de bebês ou pedir a ajuda de amigos que tenham filhos pequenos para que o pet se familiarize com essas situações. Principalmente se o pet for adulto e muito apegado a você.
Reforce o comportamento positivo.
O comportamento positivo funciona! Então, recompense seu pet sempre que ele demonstrar comportamento calmo e positivo em situações relacionadas ao bebê, como ficar tranquilo perto do berço ou em baixo dele e também não se incomodar com os objetos do pequeno. Isso ajuda a criar uma associação positiva com a presença do membro da família. Quando for comprar algo para seu bebê, compre também para seu pet, isso ajuda a entender que tem espaço para todos, um bom exemplo é
- Naninha para o bebê | Brinquedo para o pet.
- Calçado para o bebê | Calçado de brinquedo para o pet.
- Ursinho de pelúcia para o bebê | Ursinho de pelúcia diferente para o pet.
Dê atenção exclusiva ao pet.
Mesmo com as correrias dos cuidados com o bebê, reserve momentos exclusivos para seu pet. Um passeio, uma brincadeira ou um simples carinho fazem toda a diferença para que ele não se sinta de lado.
Monitore as interações.
Nunca deixe o bebê e o pet sozinhos sem supervisão, especialmente nos primeiros meses. Mesmo que seu animal seja muito dócil, pode reagir de forma inesperada a movimentos e sons do bebê. Para você ter uma convivência harmoniosa exige paciência e acompanhamento constante.
Busque ajuda profissional se necessário.
Se perceber que o seu pet está demonstrando sinais de estresse ou incômodo, como a destruição de objetos, brinquedos ou mudança de apetite, consulte um veterinário ou um adestrador. Um profissional vai ajudar a corrigir esse tipo de comportamento e a tranquilizar o animal com segurança.
Conclusão:
A chegada do bebê é um marco transformador na vida de todos da casa, e com seu pet não é diferente. Ao seguir essas dicas e demonstrar carinho e atenção ao seu amigo de quatro patas, você estará construindo um ambiente de amor e harmonia. Lembre-se de que paciência e dedicação são fundamentais para fortalecer os laços entre seu pet e o novo integrante da família. Assim, todos podem aproveitar juntos essa nova fase com muita alegria e cumplicidade.
Fonte: Portal do dog.