Meu Pet, Meu Amigo

Raças de cães e gatos que ficaram extintos.

Raças antigas de cães e gatos

Raças antigas de cães e gatos que ficaram extintos que talvez não saiba. Os cães e gatos sempre fizeram parte da vida humana, acompanhando-nos ao longo da história. Mas você sabia que algumas raças que existiram no passado não estão mais entre nós? Portanto, neste artigo vamos conhecer algumas raças extintas que foram muito importantes e suas histórias fascinantes, além de ver como elas ainda influenciam os pets que temos hoje.

Turnpit dog.

Esse cão de pequeno porte era muito usado na cozinha da Europa no século XIX. Ele corria numa roda, ajudando no preparo das refeições. Com a evolução da culinária e a chegada de fornos modernos, o pequeno cozinheiro deixou de ser necessário. Apesar de não existirem mais, algumas raças como o Dachshund possuem características semelhantes a este cão tão útil na vida dos humanos na época.

Talbot hound, o cão farejador.

Talbol muito usado na idade média para caça. Ele tinha um olfato incrível e foi um dos ancestrais do Bloodhound. Mas com a seleção da raça mais adaptadas a diferentes terrenos, esse pet foi desaparecendo com o tempo. Entretanto, sua herança ainda vive em muitos cães farejadores até hoje.

Molossos, o guerreiro.

Estes cães de grande porte como o molosso eram usados em trabalhos e como guardiões em Roma. Considerados corajosos e leais, foram antepassados de raça como o Mastiff e o Dogue Alemão. Apesar de não existirem mais com esse nome, suas características ainda são muito valorizadas.

O cão lebre indiano (Hare Indian Dog)

Esse é o famoso cão dos povos indígenas, originário da América do Norte, o cão lebre indiano era um cão ágil e silencioso muito usado nas tribos indígenas para caça. Com a chegada de novas raças trazidas pelos colonizadores, sua população diminui até desaparecer completamente. Hoje, algumas de suas características estão no Husky Siberiano.

O cão da Córdova.

Mais conhecido como o guerreiro da argentina. O cão Córdova era uma raça extremamente forte e bruto, criada na Argentina para combates. Infelizmente, devido à sua natureza, a reprodução da raça foi inviável, resultando em sua extinção; no entanto, seu legado influenciou na criação do dogo argentino, uma raça muito conhecida por sua coragem, força e lealdade.

Gatos que ficaram na história.

Agora vamos falar dos felinos mais comuns da história e que talvez tenha um hoje que carregue a sua ancestralidade. Assim como os cachorros, os gatos mudaram e tiveram as suas misturas de raças, que para alguns trouxe muita beleza e raridade, como, por exemplo.

O gato de pallas.

Esse gato é o felino mais raro da ásia e apesar dele ainda existir na Ásia central, uma variante europeia desse felino desapareceu há séculos. Sua pelagem espessa e se adapta ao frio extremo, foi uma das características que influenciam algumas raças modernas. Como o Maine Coon.

O gato do borneo.

Pouco se sabe sobre esse gato selvagem, mas registros na história indicam que ele viveu na ásia e foi um dos primeiros felinos domesticados. Sendo assim, com a expansão de outras espécies, ele foi se tornando cada vez mais raro até se extinguir. Hoje, é possível encontrar gatos de padrões semelhantes em algumas raças asiáticas.

O gato mexicano sem pêlos.

Esse gato é ancestral do sphynx, portanto, muito antes dele, o gato mexicano sem pêlos eram criados por civilizações antigas. Acredita-se que essa linhagem foi uma das primeiras variantes de gatos sem pêlos. Com o passar do tempo, outros gatos passaram a ser mais preferidos, contudo, ainda hoje vemos sua influência em raças modernas.

O legado das raças extintas.

Muitas raças antigas de cães e gatos ficaram extintas, mas a sua influência continua presente nos animais de estimação que temos hoje. Com isso, a seleção natural e as mudanças nas necessidades humanas ajudaram a moldar as raças modernas, garantindo que as melhores características continuassem através das gerações e gerações.

Conclusão:

Em suma, conhecer as raças extintas é uma forma de entender melhor a histórias dos animais de estimação e a evolução da relação entre humanos e pets. Sendo assim, cada uma dessas raças deixou um legado importante, seja através de seus descendentes modernos ou das histórias que nos contam sobre o passado.

Além de mudar nossa percepção de como os cães e gatos dos dias de hoje são totalmente diferentes dos animais do passado. Como também nos ajuda a estar por dentro da história deles e saber que apesar das mudanças fazem parte das nossas vidas de geração em geração.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.