Escolher um cão para um idoso vai além de selecionar uma raça, é sobre encontrar o companheiro ideal que combine com o estilo de vida atual, as necessidades e as possibilidades da pessoa. Um cachorro pode trazer alegria, conforto e até benefícios para a saúde e bem-estar, reduzindo o estresse e garantindo entretenimento diário. Sabendo disso, trouxe algumas dicas para ajudá-lo nessa escolha tão especial.
Quais as raças mais procuradas para idosos?
As raças mais procuradas são as de pequeno porte e fáceis de conduzir. Aqui estão algumas opções que geralmente são recomendadas para idosos devido à sua natureza tranquila e companheira:
- Poodle. Os Poodles são inteligentes, simples de treinar e disponíveis em tamanhos diferentes como miniatura e padrão. Além disso, são ótimos companheiros e amorosos, ideal para quem gosta de cães dóceis.
- Shih Tzu. Os shih tzu são conhecidos por serem gentis e carinhosos, são cães de pequeno porte que se adaptam bem à vida em apartamentos e locais pequenos. Também são leves e fáceis de carregar, fazendo com que o idoso não se esforce.
- Maltês. Os Malteses além de afetuosos e de baixo peso, é bem tranquilo, gosta de passeios curtos e de locais calmos. Ideal para o idoso que não sai muito.
- Cavalier King Charles Spaniel. Dóceis e sociáveis, famosos por seu olhar carinhoso e jeito de ser, esses cães adoram estar perto das pessoas, principalmente crianças e idosos, não desanima com atividades internas. Consegue se adaptar e cuidar do seu tutor no mesmo ritmo.
- Golden Retriever. Embora os golden retrievers sejam de porte grande, são extremamente carinhosos e valiosos, podem ser uma boa escolha para idosos mais ativos. Afinal ele são nomeados como cão de assistência.
Fatores a considerar na escolha de um cão.
Para fazer uma escolha certa e do cão ideal para idoso, precisamos considerar alguns fatores essenciais a fim de que não os comprometa mais do que podem, veja alguns exemplos como:
- Tamanho do cão: prefira sempre os de pequeno ou médio porte para facilitar a locomoção.
- Nível de energia: o nível de energia do pet é muito importante, precisa ser conforme a do idoso, para que os dois se relacionem bem e no mesmo ritmo.
- Cuidados: Sendo assim, escolha sempre os cães de pelagem curta, fácil de escovar ou os que não exigem nenhum tipo de cuidado específicos.
- Saúde do idoso: Certifique-se que o idoso tem condições físicas e de saúde para cuidar do pet. Principalmente, nas pequenas caminhadas e cuidados básicos.
A adoção pode ser uma alternativa.
Os cães que são adotados são mais carinhosos e pacientes. Portanto, se uma raça específica não é a prioridade, então um cão adulto ou sênior em um abrigo pode ser uma ótima ideia. Porque os mais velhos já têm uma personalidade formada e muitas vezes precisam de menos energia para se adaptarem a sua rotina.
Conclusão:
Portanto, quando o assunto é escolher um cão para um idoso, o segredo é encontrar um companheiro que combine com o seu estilo de vida tranquilo e amoroso. Conforme as dicas acima, esses cães são carinhosos e não exigem tanta energia para passeios ou brincadeiras como o cão de raça. Contudo, rever a opção de um vira-lata é uma decisão perfeita, unindo amor e uma segunda chance para um animal de estimação.
Fonte: Portal do dog.