Se você tem um cachorro, provavelmente já passou pela experiência de estar deitado e, de repente, sentir aquele focinho gelado ou um corpinho quentinho encostado em você. Mas afinal, porque os cães gostam tanto de dormir grudados em seus tutores.
Essa atitude pode ter várias explicações, desde instintos herdados dos ancestrais até demonstrações puras de amor e confiança. Sendo assim, vamos explorar os principais motivos para esse comportamento e entender melhor o que ele significa para seu cão.
Instinto de matilha.
Cães descendem de lobos, animais que vivem e dormem em grupo para se proteger de predadores. Esse comportamento instintivo foi mantido nos cães domésticos, e encostar em você enquanto dormem pode ser uma maneira de reforçar o vínculo de matilha.
Quando o seu cachorro se encosta em você à noite, ele pode estar buscando a sensação de segurança que teria se estivesse cercado por seus companheiros de grupo. Isso significa que seu cão vê você como parte da família e confia em você para protegê-lo.
Ligação emocional e afeto.
Os cães são animais extremamente leais e afetuosos. Então, o ato de dormir encostado no tutor pode ser um jeito de demonstrar carinho e reforçar o vínculo emocional com você.
Assim como os humanos gostam de abraços e contato físico com pessoas queridas, os cães expressam seu amor ficando próximos e tocando aqueles com quem têm um forte laço. Portanto, isso nada mais é que seu cão ama estar ao seu lado.
Buscando conforto e calor.
Seja no frio do inverno ou apenas por uma questão de aconchego, seu cão pode estar encostado em você para aproveitar o seu calor corporal. Isso é ainda mais comum em raças pequenas ou de pelo curto que sentem mais frio do que cães maiores e peludos. Ou seja, seu cachorro pode estar com frio ou simplesmente quer um lugar mais quentinho para dormir.
Ansiedade ou desconforto.
Cães que sofrem de ansiedade podem sentir a necessidade de estar sempre perto do tutor para se sentirem acolhidos. Portanto, se o seu pet encosta muito e você durante o sono, pode ser que ele tenha medo de ficar sozinho ou de situações novas.
Barulhos altos, mudança na rotina ou mesmo a ausência prolongada do tutor durante o dia podem fazer com que o cão busque mais contato físico na hora de dormir. Trazendo a informação que ele pode estar se sentindo inseguro e buscando proteção emocional.
Território e posse.
Alguns cães são mais territoriais e podem encostar no tutor como uma maneira de demonstrar posse. Isso acontece mais quando o cachorro quer marcar você como parte do território dele, principalmente se houver outros animais na casa.
Se o seu cão dorme encostado em você e rosna ou age de maneira protetora quando outro animal se aproxima, pode ser um sinal de comportamento possessivo. E quando isso acontece é porque ele pode estar tentando demonstrar que você pertence a ele.
Cópia de comportamento.
Os cães são ótimos observadores e costumam imitar os hábitos dos humanos. Se você gosta de dormir agarrado ao seu pet ou se aconchega nele, ele pode apenas estar reproduzindo esse comportamento para ficar mais próximo de você. Isso significa que às vezes ele pode apenas estar imitando o seu jeito de demonstrar carinho.
O hábito começou na infância.
Cães filhotes dormem encostados uns nos outros para se manterem aquecidos e seguros. Se o seu cachorro cresceu acostumado a dormir próximo aos seus irmãos ou a mãe, pode ter mantido esse costume na vida adulta, especialmente se você for a principal referência de afeto dele. Seu cachorro se sente protegido dormindo assim e manteve um hábito da infância com você.
Isso é um problema?
Na maioria das vezes, o hábito de dormir encostado no tutor não é um problema. Pelo contrário, indica que o cachorro se sente seguro e confortável ao seu lado. No entanto, se o seu cão demonstrar sinais mais intensos ou ansiedade quando você não estar por perto, pode se importante trabalhar a independência emocional dele como, por exemplo:
Ensine o cachorro a dormir na própria cama. Para começar, coloque a cama dele próximo a sua e vá tomando distância gradativamente.
Ofereça brinquedos interativos. Eles além de ajudar a reduzir a ansiedade o mantém entretido.
Reforce a segurança emocional. Use comandos de obediência e rotina para ajudá-lo a se sentir mais confiante.
Agora se o comportamento for muito intenso, é importante fazer uma visita com o veterinário e se for o caso consultar um adestrador.
Conclusão.
O hábito do cão dormir encostado no tutor é uma das muitas formas que os animais encontram de demonstrar carinho, buscar segurança ou simplesmente se sentirem mais confortáveis. Cada cachorro tem a sua própria motivação, mas uma coisa é certa; se o seu pet gosta de dormir agarradinho em você, é um sinal de amor e confiança.
Fonte: Portal do dog.