Cães com a cabeça na janela do carro já viram? Independente de você ter um cachorro ou não, já deve ter presenciado aquela cena clássica dele com a cabeça para fora da janela do carro, as orelhas balançando contra o vento e a expressão de pura felicidade. Mas por que será que os cães amam tanto essa experiência?
A resposta envolve muito mais do que apenas diversão, ou seja, está ligada aos sentidos aguçados, instinto e até mesmo à biologia deles. Sendo assim, vamos explorar a importância, a necessidade, e o que esses bichinhos sentem quando estão na janela do carro.
Uma explosão de cheiros.
Os cães possuem um olfato de até 100.000 vezes mais que dos humanos. Por isso, quando eles colocam a cabeça fora da janela, é como entrar em um turbilhão de aromas diferentes e curiosos. Cada cheiro no ar traz informações sobre outros animais, pessoas, comida e até mudanças climáticas. Ou seja, para o seu pet, esse momento é uma viagem sensorial intensa e gratificante com uma pitada de adrenalina.
Sensação de liberdade e aventura.
A brisa no rosto vinda da janela do carro e o movimento proporcionam uma sensação semelhante à que sentimos ao andarmos de bicicleta ou moto. O vento refresca e alivia o calor dando uma sensação de liberdade e os cães adoram. Além disso, o deslocamento rápido dos cheiros intensifica ainda mais o prazer da experiência e a curiosidade do que vem depois.
O instinto selvagens dos cães.

Mesmo sendo domesticados, os cães ainda carregam traços dos seus ancestrais lobos. Portanto, estar com a cabeça para fora do carro ativa um instinto natural de caça e exploração do ambiente, pois eles observam e sentem o mundo ao redor de forma muito mais intensa. A velocidade e os estímulos constantes mantêm o cérebro deles ativo e curioso.
Situações adversas dessa prática.
Apesar de ser inofensivo, deixar seu cãozinho com a cabeça para fora do carro pode causar alguns problemas. Então, dependendo do lugar, o melhor é não deixar, para prevenir situações indesejadas como, por exemplo;
- Objetos voadores como: poeira, pedras, restos de carga e insetos podem atingir os olhos ou o focinho do seu pet.
- Frenagem de repente: ou seja, numa necessidade do motorista frear por algum motivo, seu pet pode perder equilíbrio e se machucar.
- Possibilidade de fuga: alguns cães, no auge da empolgação, tentam saltar da janela, e se estiver em uma via movimentada pode causar um aperto.
- Veículos: dependendo do lugar, outros veículos podem esbarrar sem querer no seu animal, como outros carros, motociclistas e ciclistas.
Garanta um passeio seguro.
Para garantir um passeio seguro e feliz para os cães na janela do carro, deve tomar algumas precauções como, por exemplo;
- Usar o cinto de segurança para animais de estimação, para dar limites ao alcance da janela.
- Manter a janela em abertura parcial, sendo assim, o pet fica somente com a cabeça para fora, protegendo o corpo do pet.
- Velocidade reduzida, quando estiver com seu animal e permitir esse momento da janela, não ande em alta velocidade, permita que o seu bichinho curta o passeio de maneira calma e tranquila.
Conclusão:
A princípio, este ato de colocar a cabeça para fora da janela do carro é um verdadeiro prazer e liberdade para os cães. Essa sensação juntamente com os estímulos sensoriais e naturais traz uma baita diversão e alegria para seu amigo de quatro patas.
No entanto, lembre-se que garantir a segurança do seu pet é essencial para evitar problemas indesejáveis. Então, da próxima vez que forem dar uma voltinha, tome os devidos cuidados e aproveite esse momento de alegria e exploração de ambiente com seu amigo.
Fonte: Portal do dog.