Quem tem um cachorro ou gato, já deve ter notado que ele adora te lamber, não é mesmo? Entretanto, essas lambidas podem ser um gesto de carinho, uma forma de comunicação ou até um reflexo de instintos do animal. Mas o que será que está por trás desse comportamento? A ciência tem algumas respostas interessantes sobre por que cães e gatos lambem seus donos.
Qual o motivo das lambidas?
O motivo das lambidas nada mais é que os cães usam a língua para explorar o mundo e se comunicar com os humanos e outros animais. Entretanto, esse comportamento tem origens ancestrais e podem ter vários significados. Entre eles confira alguns dos principais!
Demonstração de afeto.
Os cães são animais sociais que criam laços com outros animais e também com seus tutores. Quando um cachorro te lambe, pode ser a forma dele demonstrar carinho, afeto e reforçar a relação de proximidade com você.
Hábito instintivo.
Os filhotes, principalmente os de lobos, lambem a boca da mãe como o objetivo de pedir comida, e essa característica persiste em cães domésticos como um hábito instintivo natural e comum para eles.
Gostam do seu sabor.
O suor humano contém sal, e os cães adoram esse sabor; ou seja, quando você suar ou tiver restos de comida nas mãos, seu cachorro pode estar simplesmente explorando os sabores do seu corpo ou que estão nele e ele percebeu.
Forma de comunicação.
Os cães podem usar as lambidas como um mecanismo de chamar a sua atenção, ou seja, usando as lambidas como forma de comunicação. Se todas às vezes que você dar comida e carinho ele demonstrar esse comportamento, é uma maneira eficaz de interagir, se comunicar e até mesmo agradecer.
Redução de estresse.
Lamber com frequência também pode ser um comportamento natural dele de autoconforto para os cães e gatos. Se ele lambe excessivamente a si ou a você, ele pode estar tentando aliviar o estresse como também te informando do desconforto.
Os gatos, por exemplo, são conhecidos por sua higiene meticulosa e, quando eles lambem seus donos, isso pode ter algumas explicações específicas e as principais razões são essas que estarão relacionados a demonstração de emoções.
Sinal de afeição.
No mundo dos felinos, a lambida é uma forma de demonstrar carinho e pertencimento. Contudo, seu gato te lambe, pode estar te tratando como parte da família, da mesma maneira que faria com outro gato ou até mesmo com seus filhotes.
Marcação de território.
Os gatos possuem glândulas odoríferas na boca. Portanto, ao lamber você ou outros gatos, estão simplesmente marcando você com seu cheiro, reforçando o vínculo entre vocês. Como também, quando o gato se esfrega ou passa o rabo entre as pernas do tutor, tem o mesmo significado.
Comportamento da infância.
Os filhotes de gato são lambidos com frequência por suas mães, para fazer limpeza e gerar conforto. Gatos adultos podem repetir esse comportamento aprendido na infância com seus tutores. Assim como o hábito de massagear as patas nas almofadas, neles, na cama dele ou até mesmo no seu tutor.
Exploração e curiosidade.
Bem como os cães, os gatos podem lamber seus donos para sentir sabores diferentes na pele, seja suor, cremes ou resíduos de comida. Então, sempre que perceber o gato fazendo isso nas pessoas, nele mesmo ou em lugares, nada mais é que explorar o ambiente.
Quando é um problema?
Embora, na maioria das vezes, as lambidas sejam inofensivas e até fofas, há momentos em que podem indicar um problema. Ou seja, se notar qualquer comportamento exagerado, o ideal é consultar um veterinário para investigar as possíveis causas. Enquanto isso deve observar os seguintes comportamentos do seu pet, por exemplo:
- Lambidas excessivas podem ser um sinal de ansiedade ou tédio.
- Lamber objetos compulsivamente pode indicar falta de nutrientes.
- Agora, se o pet lambe machucados de uma forma constante, pode retardar a cicatrização, é importante cobrir o local.
- Então, se esses comportamentos persistirem, busque ajuda de um profissional.
Como controlar as lambidas.
Se o seu pet te lambe o tempo todo e você deseja reduzir esse comportamento, existem algumas estratégias que podem ajudar:
- Ignore as lambidas quando não quiser reforçá-las.
- Distraia o pet com brinquedos e atividades interativas.
- Ensine comando básicos como não, ou pare.
Conclusão.
A princípio, tanto os cães como os gatos lambem seus donos por diversos motivos, desde demonstrações de afeto até comunicação e hábitos instintivos. Em geral, esse comportamento é positivo, mas se estiver excessivo, pode ser um sinal de que algo precisa ser avaliado por um profissional da área.
Fonte: Portal do dog.