A plaquinha de identificação para pets é aquele detalhe que pode fazer toda a diferença. Você já se imaginou como seria perder seu pet? Só de pensar dá uma sensação horrível né? Pois é, isso infelizmente pode acontecer, e é neste momento que a plaquinha de identificação entra como uma verdadeira salvadora dos animais de estimação.
Mas será que todo mundo sabe da importância dessas plaquinhas e o quanto facilita a vida? Vamos falar sobre isso de um jeito simples e direto para que você repense na necessidade de aderir essa tecnologia que salva nossos amigos de quatro patas.
A plaquinha é importante?
Os pets são curiosos por natureza, ou seja, basta um portão aberto ou um descuido durante o passeio para que eles saiam explorando tudo e sem rumo. A plaquinha de identificação ajuda a garantir que, caso aconteça, seu bichinho tenha uma chance muito maior de voltar para casa rápido. Veja algumas qualidades:
- Facilita para quem encontrar seu pet: quando algo do tipo acontece, alguém com certeza vai se sensibilizar e acolher seu pet. De modo que ao vê-lo perceberá a plaquinha e nem terá o trabalho de levar ao veterinário para verificar se tem microchip identificador, porque a plaquinha já possui todas as informações necessárias, ou seja, só ligar para você.
- Mais segurança e rapidez: Pois com o seu telefone visível, a pessoa que achar seu pet pode lhe contatar na hora, sem precisar divulgar a situação nas redes sociais e esperar por compartilhamento e possíveis encontros.
- Ideal para qualquer pet: cães e gatos podem (e devem) usar as plaquinhas, independente de serem caseiros ou aventureiros.
Quais informações deve ter na plaquinha?
A princípio, uma plaquinha eficiente precisa conter as informações essenciais para que qualquer pessoa possa ajudar seu pet a voltar para casa como, por exemplo;
- Nome do pet. Facilita na hora de ajudar seu animal acalmando-o.
- Seu telefone. Este é mais importante, se possível coloque dois números de contato.
- Bairro. Pois ajuda a pessoa a ter uma noção de perímetro de onde o pet mora.
- Informações(opcional). Portanto, essas informações opcionais indicam que você pode colocar algumas instruções mais que especiais como: preciso de medicação ou Tenho microchip.
Tipo e material de plaquinhas.
Atualmente o mercado traz vários tipos e modelos de plaquinhas para todos os gostos e conforto. Desde as mais básicas até as personalizadas, com design e cores incríveis; escolha a que mais combina com seu pet e seu estilo de vida. Como, por exemplo:
- Plaquinhas de metal: são duráveis e resistentes, ideais para pets que gostam de correr por aí, principalmente os aventureiros.
- Plaquinhas acrílica ou plástico: ideal para gatos, pois são mais leves, com diversas alternativas de cores e formatos.
- Plaquinhas QR code: uma alternativa moderna e inovadora, o código na coleira pode ser escaneado e direcionado para os dados do seu animal.
- Plaquinhas bordadas na coleira: as plaquinhas bordadas na coleira são tão eficientes quanto confortável, são especialmente para os pets que não gostam de pingentes.
Microchip ou plaquinha?
O microchip é uma excelente opção como medida de segurança, mas ele não substitui a plaquinha. Isso porque nem todo mundo tem acesso a um leitor de microchip. Agora, quanto a plaquinha, além de ser mais acessível à pessoa, pode ler as informações do seu pet na hora, facilitando a volta para casa. O ideal é que o pet tenha os dois para uma segurança mais completa.
Plaquinha funcional.
Para a plaquinha sempre estar atualizada e funcional é necessário fazer observações periódicas como:
- Atente-se com mudança. Como, por exemplo: endereço, telefone e nome do tutor com o do pet.
- Confira dados e as atualizações.
- Fique de olho no desgaste.
- Combine com uma coleira segura.
- Adapte ao porte do pet.
Conclusão.
A plaquinha de identificação pode parecer um detalhe ou até um acessório, mas faz uma diferença enorme quando o assunto é segurança do seu amigo fiel. Mantendo seu pet com a plaquinha, você garante que seu pet volte para casa se por acaso se perder. Então, se ainda não providenciou uma para seu pet, dadas essas informações, com certeza vai providenciar, agora se ele já usa, fico feliz pelo cuidado.
Fonte: Portal do dog.