Meu Pet, Meu Amigo

Pet-friendly: O que é?

Ambientes pet-friendly

Nos últimos anos, esse termo pet-friendly tem se tornado cada vez mais popular, principalmente pelos amantes de pets, você sabe o que é? Mais do que permitir a presença de animais de estimação, um ambiente pet-friendly deve oferecer segurança, conforto e uma experiência positiva tanto para os pets, quanto para seus tutores. Sendo assim, trouxe esse tema para explorarmos o conceito pet-friendly, onde ele se aplica e como ele pode transformar a relação entre humanos e animais.

O que significa ser pet-friendly?

O termo pet-friendly refere-se a lugares, produtos e serviços adaptados para receber animais de estimação. Isso inclui desde restaurantes e hotéis até espaços públicos e eventos. Portanto, para um local ser pet-friendly, ele precisa atender a alguns requisitos fundamentais como:

  • Permitir a entrada de pets sem burocracia excessiva.
  • Oferecer estrutura adequada, como área de passeio, recipientes de água e locais seguros, por exemplo.
  • Ter regras claras para garantir o bem-estar de todos, incluindo animais e frequentadores.

Onde encontrar um pet-friendly?

Hoje em dia há diversos estabelecimentos que aderiram a essa cultura pet-friendly, aqui estão alguns exemplos:

  • Hotéis e pousadas: com hospedagens adaptadas para receber pets, algumas oferecendo camas, brinquedos e até serviços de pet-sitter (babá de pet).
  • Restaurantes e cafeterias: com locais que permitem a entrada de pets, e geralmente já estão com áreas externas adaptadas.
  • Praias e parques: também com espaços ao ar livre onde os animais podem passear e brincar livremente.
  • Transporte pet-friendly: são serviços que algumas empresas de transporte estão permitindo que os animais de estimação viajem ao lado de seus tutores, com certas regras e limitações.

Benefícios dos locais que aceitam animais.

Os benefícios são maravilhosos, tanto para os pets quanto para os estabelecimentos, como, por exemplo, os donos de pets não precisam mais deixar seus peludos sozinhos em casa, aumentando seu tempo de lazer com o pet e conhecendo novos lugares. Veja outros benefícios:

  • Mais tempo de qualidade: mais tempo e mais lugares a irem juntos.
  • Socialização animal: os pets interagem com outros animais, ajudando a reduzir o estresse e qualquer desconforto.
  • Incentivo a adição: ou seja, quanto mais espaços aceitarem pets, maior é a disposição das pessoas em adotar um animal.

Dicas ao frequentar pet-friendly

Assim como em qualquer outro lugar, precisamos seguir algumas regras. Então, para garantir uma experiência positiva, alguns cuidados são essenciais:

  • Leve sempre a coleira: mesmo que o ambiente aceita animais de estimação, é importante manter o pet sob controle, ou seja, na coleira para evitar situações indesejadas.
  • Tenha um kit básico: é de suma importância que tenha uma bolsa somente para seu pet com tudo que precisa como: água, saquinhos, petisco se necessário e lenços umedecidos.
  • Observe o comportamento do seu pet: portanto, percebendo qualquer desconforto, retire o animal do local respeitando seus limites e repense em fazer adaptação gradualmente.

Criando ambiente pet-friendly.

Para os estabelecimentos que desejam aderir essa nova cultura é importante fazer algumas adaptações necessárias como, por exemplo:

1. Criar um espaço exclusivo para os animais, longe de áreas de preparo de alimentos.

2. Disponibilizar água sempre fresca e sombra para os pets.

3. Oferecer um ambiente seguro, sem riscos de fugas ou problemas.

4. Informar os clientes sobre as regras de boa convivência.

5. Se possível ter alguém supervisionando o local garantindo que tudo esteja nos conformes.

Conclusão:

Ser um ambiente pet-friendly vai muito além de simplesmente permitir a entrada de animais; contudo, significa gostar de animais de estimação e sua presença em seus estabelecimentos; oferecendo um ambiente seguro e acolhedor, onde seus tutores e seus pets possam desfrutar de momentos especiais juntos.

Portanto, com o aumento da demanda por espaços com esses serviços, essa tendência veio para ficar e inovar a forma de receber os animais nos estabelecimentos. Agora com as dicas acima conseguirá identificar um lugar pet-friendly e as regras que serão necessárias para frequentar e ter um bom convívio.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.