Meu Pet, Meu Amigo

Os cachorros também sonham?

Cachorros também sonham?

Os cachorros também sonham? Sabemos que eles dormem muito ao longo do dia, e quem tem um pet em casa certamente já se deparou com uma cena inusitada deles fazendo movimentos involuntários, como, por exemplo, tremores, pequenos latidos e batendo as patas como se estivesse nadando.

Todos esses movimentos podem indicar que seu amigo de quatro patas está imerso em um sonho. Mas será que os cães realmente sonham? E se a resposta for sim! O que eles veem enquanto dormem? A ciência já avançou bastante para nos dar algumas respostas surpreendentes sobre esse tipo de comportamento.

O que a ciência diz sobre?

Pesquisadores do comportamento animal e neurocientistas acreditam que os cachorros sonham de uma maneira muito semelhante aos humanos. Análises realizadas em laboratórios indicam que eles passam por diferentes estágios do sono, incluindo a fase do sono REM (Movimento Rápido dos Olhos), que é quando os sonhos acontecem.

Um estudo conduzido pelo instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT) observou padrões cerebrais de ratos enquanto dormiam e descobriu que eles revivem experiências do dia anterior em seus sonhos. Mas, como o cérebro dos cães é mais complexo do que o dos ratos, os cientistas acreditam que eles também revivem suas atividades cotidianas enquanto dormem.

Como é sono dos cachorros?

Os cães, assim como os humanos, passam por diferentes fases do sono. Portanto, os filhotes e cães idosos tendem a passar mais tempo na fase REM, do que os cães jovens. Mas quais são as fases do sono e o que pode explicar por que sonham intensamente.

  • Sono leve: o seu cachorro continua alerta, ou seja, pode acordar a qualquer momento.
  • Sono profundo: é quando o corpo relaxa e começa a se recuperar fisicamente.
  • Sono REM: é a fase dos sonhos, onde acontecem as movimentações involuntárias, por exemplo, mover os olhos, as patas e às vezes pequenos latidos.

O que os cachorros sonham?

Embora não possamos perguntar diretamente aos cães sobre os seus sonhos, estudos e observações sugerem que eles sonham provavelmente com atividades do dia a dia. E algumas possibilidades incluem:

  • Brincadeiras e passeios: portanto, cachorros que passam um dia inteiro se divertindo podem continuar a brincadeiras em seus sonhos.
  • Interações com os tutores: o vínculo entre cães e humanos é forte, sendo assim, ele pode sonhar com alguns momentos que foram muito especiais e marcante para eles.
  • Caça e instintos naturais: algumas raças, principalmente as que foram criadas para caça, podem sonhar com a interação com as presas no momento da caça.
  • Situações adversas: assim como os humanos têm pesadelos, os cães também podem reviver momentos estressantes durante o sono.

Sinais do cachorro sonhando:

Os donos podem notar alguns sinais físicos enquanto seus cães dormem e entram em sono REM, onde costumam se movimentar. Esses sinais são normais e indicam que o cachorro está em um sono profundo e saudável como, por exemplo:

  1. Movimentos involuntários das patas, como se estivesse correndo ou nadando.
  2. Às vezes pode acontecer de ouvir pequenos latidos e choros.
  3. Tremores ou espasmos voluntários, a famosa tremida enquanto estão dormindo.
  4. Mudanças na respiração, que podem variar, às vezes rápidas, outras mais devagar.

Cachorros têm pesadelos?

Sim, os cães também podem ter pesadelos. Portanto, se o seu pet se agita muito, chora ou parece estar angustiado enquanto dorme, pode estar tendo um sonho ruim. Algumas possíveis causas de pesadelos incluem:

  • Traumas passados, especialmente se o pet foi resgatado das ruas.
  • Experiências ruins e recentes.
  • Sons altos que podem estar interferindo no sono do animal.

Se o cão parecer muito incomodado, evite acordá-lo de repente, pois ele pode ficar assustado e até reagir de forma inesperada. Em vez disso, chame-o suavemente pelo seu nome caminhando suas patas e espere que acorde sozinho.

Eles se lembram dos sonhos?

Embora não haja uma resposta definitiva, muitos cientistas acreditam que sim. Como os cães têm boa memória associativa, é possível que reviva momentos e emoções através dos sonhos. Isso explica por que alguns cachorros acordam animados ou assustados, dependendo do conteúdo dos sonhos.

Os gatos também sonham?

Se os cachorros sonham, e os gatos? A resposta é sim! Estudos mostram que os felinos entram na fase REM e demonstram sinais semelhantes aos dos cães, como tremores, movimentos rápidos dos olhos e pequenas vocalizações. Assim como os cães, os gatos sonham provavelmente com suas rotinas diárias e brincadeiras com seus tutores.

Garantindo sono tranquilo.

Agora veremos algumas dicas para garantir um sono tranquilo e reparador para seu pet.

  • Rotina de atividades físicas: as caminhadas diárias ajudam a promover um sono reparador.
  • Cama confortável: ofereça uma cama e um espaço aconchegante para seu pet dormir.
  • Evite interrupções: à noite, deixe a casa silenciosa, diminua os barulhos e distrações
  • Alimentação adequada: evite oferecer comida pouco antes de deitar.
  • Carinhos antes de dormir: muitos cães gostam de receber carinhos antes de pegar no sono, o que ajuda a tensão durante o sono.

Conclusão.

Os cachorros sonham, e a ciência nos mostra que seus sonhos são momentos do dia a dia. Sendo assim, quando estão correndo no parque, brincando com o tutor ou até mesmo vivendo situações estressantes, os sonhos fazem parte da experiência canina tanto quanto fazem parte da humanidade.

Observar um pet sonhando pode ser fascinante e reforça o quão profundo são os laços emocionais entre os humanos e seus cães. Portanto, se o seu cãozinho começar a mexer as patas enquanto dorme, pode ser que ele esteja revivendo uma de suas aventuras favoritas ao seu lado.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.