Meu Pet, Meu Amigo

O que seu pet pensa de você?

O que seu pet pensa de você?

Você já se perguntou o que seu pet pensa de você e como ele te enxerga na rotina diária? Pois é, saiba que não está sozinho! Cães e gatos têm maneiras diferentes de perceber o mundo dos humanos.

Mas como eles realmente enxergam seus tutores? Será que eles nos veem como família, como líder ou apenas como humano que lhes fornece comida e abrigo? Sendo assim, separei algumas curiosidades a respeito para desvendar esse assunto.

Seu pet te considera membro da família?

Sim, é possível que alguns animais de estimação vejam seu tutor como membro da família. Isso se dá especialmente no caso dos cães, que possuem uma estrutura social baseada na convivência em matilhas. Portanto, eles costumam demonstrar esse vínculo de diferentes formas como, por exemplo:

  • O seguido por toda a casa.
  • Dormindo próximo a você.
  • Te espera quando sai.
  • demonstra muita felicidade quando chega.

Os gatos são mais reservados e independentes, sendo assim, demonstram de uma forma mais sutil, e esses são sinais claros de que seu pet o considera uma parte importante do seu mundo. Como:

  • Ronronando ao seu lado.
  • Esfregando a cabeça em você (marcando-o com seu cheiro)
  • Dormindo em cima de suas roupas ou objetos pessoais.
  • passando entre as suas pernas, e dando várias voltas.

Líder ou apenas o humano que o alimenta?

Outro ponto importante é entender se o seu pet te vê como um líder ou apenas como uma fonte de comida e abrigo. Cães, por exemplo, são animais que respeitam hierarquias e, se não enxergam você como um guia, podem assumir um comportamento mais dominante.

Se seu cão obedece comandos e busca sua aprovação, ele te vê como um líder confiável. Mas se ele faz o que quer e ignora suas ordens, pode ser que ele o veja mais como um serviço de quarto.

Os gatos são mais independentes, porém, não seguem essa hierarquia da mesma forma. Eles se relacionam com você conforme as exigências que têm, mas também podem “treinar” os tutores para conseguir o que querem.

Portanto, se seu gato mia para você quando quer comida ou carinho, provavelmente ele entende que você é o responsável pelas necessidades dele. Agora, se ele ignorar seus chamados, mas parece quando quer algo, talvez ele te veja mais como um serviço de quarto também.

Como demonstra confiança?

A confiança é um fator essencial para entender como seu pet te enxerga. Afinal, cães e gatos não confiam em qualquer um e isso nós já sabíamos. E quando confiam demonstram isso de formas especiais, como, por exemplo:

1. Quando seu cão deita de barriga para cima próximo a você, significa que ele confia totalmente em sua proteção.

2. Se o seu gato deita ao seu lado e relaxa totalmente, é uma prova que se sente seguro e confortável ao seu lado.

3. Quando o pet boceja ao seu lado significa que estão à vontade e bem confortáveis. Até os humanos quando bocejam é em busca do aconchego de sua cama para descansar.

Linguagem corporal dos pets.

Muitos tutores acreditam que seus pets entendem o que falam com eles, mas a verdade é que eles captam muito mais nossa linguagem corporal e tom de voz do que somente a fala. Sendo assim, eles estão o tempo todo nos observando e para tentar entender nossas emoções e como melhor reagir nas interações.

  • Se você sorrir e falar de forma mimada e tom carinhoso, seu pet entende que é um sinal positivo.
  • Agora, se você estiver tenso, ele pode perceber e também ficar inquieto ou tentar te acalmar.
  • Dependendo de alguns animais de estimação, eles consolam antes mesmo de demonstrar qualquer tensão ou indisposição.
  • Quando seu pet te vê como membro da família, ele pensa em você o tempo todo e entende que você é a coisa mais importante da vida dele e precisa estar sempre por perto.

Conclusão.

O que seu pet pensa de você é único! Ele pode te ver como família, líder ou apenas como um humano que cuida dele. Portanto, Como ele interage, demonstra afeto e responde ao seu comando, dará pistas de como ele te percebe.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.