O que fazer quando viajar sem o pet?

O que fazer quando viajar sem pet

Viajar é maravilhoso, mas sem levar o seu animal de estimação pode ser um desafio, calma que com planejamento é possível garantir o conforto e segurança de seu amigo peludo. Para isso é necessário, organização, preparação e planejamento. Sendo assim, separei algumas dicas importantes que vão te ajudar nesse momento.

Planeje sua viagem com antecedência.

Viagens planejadas tendem a dar menos preocupações, portanto, explorar e escolher opções de cuidados para seu animal de estimação, como um hotel para cachorro, por exemplo, é maravilhoso! Também pode optar por deixar seu pet com um parente ou amigo próximo; lembre-se de verificar se o local é seguro e se não tem mais animais juntos. Informe se o seu pet precisa de cuidados especiais ou precisa de algo específico para se sentir confortável. Seguem algumas opções!

  • Escolha quem vai cuidar dele;
  • Hospedagem em hotéis para pets;
  • Em casa sozinho;
  • Faça uma lista de tudo que precisa.

Antes de viajar deixe tudo organizado.

A organização facilita muito para quem vai ficar com o seu pet, ou seja, prepare uma lista com as rotinas do animal, incluindo:

  • Horários de alimentação.
  • medicamentos (se necessário).
  • Passeios e horário de costume.
  • Ração suficiente e petiscos.
  • Brinquedos favoritos.
  • Cama.
  • Utensílios de comer e de beber água.
  • Lenços umedecidos para a volta dos passeios.
  • Fraldas (se for o caso).
  • Coleira e identificação.

Deixe quem ficará com seu pet atualizado.

Assim, como em qualquer outra situação em que deixamos crianças com alguém, os pets não são diferentes. Portanto, informe a pessoa que vai ficar com o seu pet sobre a vacinação em dia, identificação na coleira (ou microchip); se os dados pessoais do tutor estão atualizados. Isso é de suma importância, principalmente se a viagem for longa.

Crie familiaridade e garanta a comunicação.

Definido o lugar ou quem vai ficar com o seu pet, garanta que ele esteja familiarizado com o ambiente e faça comunicações para saber se ele demonstrou alguma resistência. Se necessário, vá mais vezes para que sua viagem seja mais tranquila. Além de manter contato com o responsável durante sua ausência.

Importante deixar algo com seu cheiro.

Essa dica é de ouro! Antes de viajar, separe algo que tenha o seu cheiro, pode ser uma camiseta, uma mantinha ou até a fronha do seu travesseiro. Esse gesto simples faz toda a diferença porque os animais de estimação associam nosso cheiro ao conforto e à segurança. É como se você estivesse por perto mesmo estando longe.

Dica extra para você:

Para se sentir mais calmo e seguro, você pode instalar câmeras na sua casa e monitorar sempre que possível. Além de poder, fazer chamadas de vídeo e manter contato; alguns pets reagem bem ao ouvir a voz do tutor.

Conclusão.

Essas medidas preventivas fazem toda a diferença. E somente o tutor saberá como melhor deixar seu animalzinho. Com isso, sua viagem será tranquila e livre desses imprevistos que foram sanados. Sabemos que nem todos os lugares aceitam pet. Portanto, deixá-los mais seguros e confortáveis possíveis é o que nos tranquiliza também.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.