Já reparou no nariz do seu cachorro ou gato e ficou se perguntando se ele deveria estar úmido ou seco? Alguns tutores acham que o nariz molhadinho é sinal de saúde e quando seco pode indicar começo de indisposição. Mas será que é isso mesmo? Sendo assim, vamos entender nesse artigo, o que está por trás dessas variações e quando é hora de se preocupar.
Nariz úmido.
Na maioria das vezes, o nariz úmido do pet é algo completamente normal. Porque eles produzem secreções naturais que ajudam a manter o nariz hidratado e a captar melhor os cheiros ao redor. Esses são alguns motivos para o nariz do seu pet estar úmido:
- Produção natural de muco, ajuda na detecção de odores e mantém o nariz hidratado.
- Lambidas frequentes, mecanismo que os cães e gatos usam para mantê-los limpos e úmidos.
- Ambiente fresco, quando o ambiente tem uma boa umidade, deixa o nariz do seu pet mais molhadinho.
- Hidratação em dia, então, quando o seu pet está com o nariz úmido significa que está bem hidratado.
Sabendo mais: o olfato dos cães é cerca de 40 vezes mais sensível que o dos humanos, portanto, a umidade ajuda a captar melhor os odores. Em contrapartida, os gatos têm por natureza o nariz menos úmido, mas ainda assim é altamente eficiente.
Nariz seco.
Se o nariz do seu pet está seco, não precisa entrar em desespero. A princípio pode acontecer por vários motivos que não indicam um problema. Confira algumas razões mais comuns para isso:
- Calor e exposição ao sol, ou seja, quando seu pet fica muito tempo em um período onde o sol está mais quente ou ambientes quentes isso pode acontecer.
- Ar-condicionado ou aquecedor, podem deixar o ar mais seco, e ressecado consequentemente o nariz do seu bichinho.
- Sono. Durante o descanso, o nariz do seu pet pode perder a umidade e é super natural.
- Idade. Tanto cães como gatos tendem a ter o nariz mais ressecados, é muito normal.
Sabendo mais: Se o nariz do seu amigo de quatro patas está seco, mas ele continua ativo, brincalhão e comendo bem, provavelmente há motivos para se preocupar.
Quando é preocupante?
Geralmente, o nariz seco do seu pet não é motivo para preocupação. Mas se perceber mudanças, vale a pena ficar observando alguns sinais como:
- Nariz seco com rachaduras, pode ser sinal de desidratação ou exposição demais ao sol.
- Mudança na cor ou na textura como, por exemplo, pálido, vermelho ou com crostas, melhor levá-lo ao veterinário.
- Secreção no nariz estranha, podendo ter cores ou cheiros.
- Sinais de desconfortos como esfregar muito, apresentando anormalidades, também é bom levá-lo ao veterinário.
Sabendo mais: Em especial algumas raças, como, por exemplo, Pugs e Bulldogs, podem ter narizes mais secos naturalmente devido ao formato achatado do focinho, porém se houver algo que chame sua atenção é bom investigar.
Dicas de cuidados básicos.
Se perceber que o nariz do seu pet está muito seco ou irritado, essas dicas podem te ajudar:
1. Mantenha seu pet hidratado sempre fornecendo água limpa e fresca.
2. Quando passear evite ir em horários mais quentes, ajuda mais, tanto com o nariz quanto com as patas.
3. Existem produtos específicos para pets que ajudam a manter o nariz hidratado e macio.
4. No ambiente onde seu cachorro se encontra, mantenha uma boa ventilação, evitando, lugares mais secos.
Sabendo mais: Um dos cuidados que vai ajudar seu pet quando estiver com o nariz seco é usar umidificadores de ar, além de ajudar seu pet a manter o ambiente mais agradável e evitar passeios com o pet em momentos em que o sol está mais forte.
Dica extra.
- O nariz do seu cachorro é único, assim como as impressões digitais nos humanos, cada cão tem a sua identidade única no nariz.
- Os gatos têm olfato apurado, mas são diferentes dos cães. Portanto, enquanto os cães detectam odores a longas distâncias, os gatos são mais sensíveis a cheiros familiares e mudanças de ambientes.
- A temperatura do nariz não indica febre, sendo assim, o único jeito confiável para saber se está de fato é medindo a temperatura corporal com um termômetro.
Conclusão.
Nariz úmido ou seco? Não é uma regra, o mais importante é observar o contexto. Se o seu pet está feliz, ativo e sem algo incomum, não tem com o que se preocupar. Contudo, um check-up veterinário pode trazer mais segurança para você e conforto para seu amigo de quatro patas.
Fonte: Portal do dog.