Meu Pet, Meu Amigo

Músicas para cachorro dormir

Músicas para cachorro dormir

Músicas para cachorro dormir? Sim! Assim, como os humanos, os cães também podem se beneficiar com o poder calmante da música. Principalmente as músicas tranquilas e algumas frequências em mega-hertz que ajuda a reduzir o estresse, promove o relaxamento e até melhorar a qualidade do sono deles. 

Exploraremos como as harmonias certas podem fazer a diferença para o descanso do seu cachorro, principalmente se ele for idoso.

Como a música funciona para os cachorros?

A música funciona bem para os cachorros, por isso, estudos indicam que os cães respondem positivamente a sons suaves e harmoniosos. Assim como em humanos, a música acalma, pode reduzir a frequência cardíaca e diminuir a ansiedade nos cães. Sons como piano, violão e até mesmo barulhos da natureza, como o som da chuva, criam uma atmosfera relaxante que favorece o descanso e relaxamento.

Os cães se tentem a se sentir muito sozinhos, ansiosos e nervosos quando seu tutor precisa sair, para eles é uma eternidade mesmo que sejam curto prazo de tempo para nós! Porque para eles o tempo de espera é diferente, chegando a triplicar para os pets.

As músicas que acalmam os pets.

Sim, as músicas acalmam os pets e alguns estilos musicais se destacam por seus efeitos calmantes nos cães e nos seres humanos. Sendo assim, veja alguns exemplos que costumam funcionar bem:

  • Música Clássica. Ela é amplamente conhecida por seus efeitos relaxantes, e isso se aplica também nos cães. Estudos mostram que os sons de piano e orquestras ajudam a criar um ambiente calmo e tranquilo.
  • Música Instrumental Suave. Como sons de violão, harpa ou flauta em ritmo lento são altamente eficazes para relaxamento e podem ajudar seu cão a adormecer.
  • E também, Sons da Natureza. Aqueles barulhos contínuo de chuva, ondas do mar e outros sons naturais ajudam a exercitar o sistema nervoso do seu animal de estimação, criando um ambiente que lembra o relaxamento ao ar livre.

Além desses, quais benefícios as músicas têm para os cachorros dormir?

Sim, temos mais benefícios, além de relaxar e acalmar, elas também auxiliam os cães a dormirem, reduzindo a ansiedade, especialmente em situações de estresse, como tempestades ou incêndios de artífice (fogos). Além disso, essa prática pode beneficiar a saúde geral do seu cão, proporcionando noites de sonos mais profundas e com isso ajudando a diminuir os níveis de cortisol, os hormônios do estresse.

Dicas de como colocar a música na rotina do seu cão.

  • Escolha um volume ambiente. Por terem os ouvidos sensíveis, o volume baixo e suave é suficiente para não incomodá-los e gerar um estresse.
  • Rotina consistente. Portanto, para conscientizá-lo, coloque a música que escolheu sempre próximo ao horário que seu pet costuma dormir, isso ajuda a entender que está prestes a entrar no clima de relaxamento e associar com a hora de descanso.
  • Experimente estilos diferentes. Até descobrir o estilo que mais agrada à forma que seu pet começa a entrar em relaxamento, vá testando variadas músicas.

Playlists para cães.

Hoje em dia, há muitas plataformas já configurada para os tipos de harmonias com músicas adequadas para seu cachorro dormir. São feitas por especialistas e baseado em comportamento do animal e raça; esses álbuns e playlists são compostos de músicas com ritmos lentos e sem som que possam ser incômodos, facilitando a busca por harmonias adequadas.

Conclusão.

Conclui-se que ao incluir músicas para seu cachorro dormir e fazer disso uma rotina, é a forma simples e eficaz de ajudá-lo a relaxar e ter uma boa noite de sono. Sendo assim, basta apenas configurar uma única vez a lista, e acertando a ordem, terá sucesso. Contudo, para ter melhor resultado, experimente também esses momentos de tranquilidade com seu pet, isso também será benefício a você em todos os momentos.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.