Cachorro sem coleira pode ser um desafio, entretanto há aqueles sortudos que conseguem sem nenhum esforço. Mas não podemos deixar de lado a questão que, a coleira é um método de segurança para todos. Agora se você já treinou seu cãozinho e ele entende comandos básicos, essas ideias são para tornar os passeios ainda mais divertidos e livres.
Escolha um lugar amplo e seguro.
A escolha de um lugar para seu pet passear sem a coleira é importante, mas, não significa que deve andar nas ruas de maneira que o exponha a perigos; tome todas as precauções até chegar o destino como, por exemplo,
- Praias.
- Pet-friendly.
- Parques grandes.
- Sítio.
- Campo.
- Fazenda.
Tudo é dedicação e treino.
Soltar um cão sem um bom treinamento pode ser arriscado, portanto, tire tempo para se dedicar ao treinamento do seu pet para pequenas diversões. Lembrando que deve levar em consideração a idade e raça do seu peludo, isso faz toda a diferença no tempo de demora para aprender e como o entender melhor.
Comece com brincadeiras soltas e tranquilas.
As brincadeiras mais tranquilas e soltas são ideais, fazem com que aprendam brincando, sem esforço e com tranquilidade, além de estar em contato com a natureza, por exemplo:
- Jogue a bola e peça para ele ir buscar, mas quando conseguir, presenteie com petisco, isso irá o incentivar.
- Deixe ele farejar o ambiente, é dessa forma que conhece o ambiente e gasta energia.
- Para ter mais aventuras corram juntos, isso ajuda no gasto de energia necessário, principalmente se for filhote.
- Lembre-se de colher as suas sujeiras, é de suma importância.
- Certifique-se que a coleira que usa é fácil de colocar e tirar se necessário.
Observe o ambiente antes de testar comandos.
Para testar comandos precisa ter a certeza que não tem animais por perto, isso pode causar desconforto e ansiedade por causa dos petiscos, sendo assim veremos algumas ideias de comandos:
- Senta: Segure um petisco na frente do focinho do seu pet e diga, senta e mova o petisco para cima e para baixo para ele entender o que quer dizer.
- Deita: Coloque seu pet na posição sentado, diga deita e com o petisco vá baixando lentamente até encostar a barriga no chão afirmando a palavra.
- Vem: Com o petisco na mão e de uma distância de um metro, chame-o com a palavra vem e quando chegar perto de você dê o petisco como recompensa.
- Fica: Em pé na frente do seu cão, diga para ele ficar com a mão espalmada e vá tomando distância e vire as costas. Quando ele ficar, volte e o recompense.
- Larga: Coloque algo saboroso na boca do seu cão e depois para ele largar! Conte até três, se o cão tentar pegar o petisco abane um disco para o distrair e o recompense.
Alternativas seguras para iniciantes.
Contudo, se ainda não confia 100% no comportamento do seu cachorro sem coleira, experimente um peitoral, com uma coleira longa ou um cinto de corrida. Sendo assim, ele terá acesso à liberdade sem você perder o controle do seu cachorro durante o passeio.
Passear com cachorro sem a coleira é um momento de liberdade e conexão, mas lembre-se, nem todos os cães estão prontos para isso. Portanto, vá com calma, reveja as ideias de comandos ditas aqui e respeite os limites dele aproveitando cada momento. Afinal, a vida ao lado dos nossos pets é feita de pequenas e livres aventuras.
Fonte: Portal do dog.