Os Hamsters são pequenos roedores que se tornaram mais populares devido ao seu tamanho e praticidade, com seu comportamento curioso e encantador. Sendo assim, muito bem-visto nos lares. Se por acaso você está pensando em adotar um hamster ou somente tem curiosidades sobre esse adorável pet, continue lendo!
Tipos de hamsters.
Existem várias espécies de hamsters, mas as que são comuns na categoria de pets são:
- Hamster anão russo: este é o menor em tamanho, eles são sociáveis e geralmente vivem em grupos.
- Hamster Sírio: (ou Hamster Dourado): Este é um pouco maior que os hamsters anões, são mais solitários; por isso, essa espécie gosta mais de individualidade.
- Hamster chinês: pequenos e bem rápidos, são ótimos para quem gosta de observar a agitação.
Habitat aconchegante.
Para um habitat adequado e uma criação adequada dos hamsters, o ideal é preparar o local para recebê-los, aqui estão algumas dicas:
- Gaiola: Escolha uma gaiola bem espaçosa, com ventilação abundante e espaço para se movimentar. Principalmente se tiver vários níveis, pois são ótimas para se exercitarem.
- Substrato: Use material apropriado como papel reciclado ou serrapilheira para forrar o fundo, dessa maneira trará mais conforto para o movimento do seu pet.
- Brinquedos: como escolher brinquedos? Esses pequenos adoram brincar, portanto, na hora escolher, opte pelas rodas para exercícios, os famosos túneis, e brinquedos que acordo com sua personalidade e rotina para mantê-los ativos.
Dieta balanceada.
A dieta de um hamster deve ser balanceada e variada.
- Ração específica: principalmente aquela que seja de boa qualidade e que tenha sementes e grãos vegetais.
- Frutas e vegetais frescos: opte por pedaços pequenos e legumes como cenoura, maçã e pepino.
- Evite alimentos perigosos: portanto, alguns alimentos introduzidos no dia a dia dos humanos não podem ser inseridas na alimentação dos hamsters; evite cebola e alho, pois estes são tóxico para eles.
Cuidando da saúde.
Para que seu hamster tenha saúde, vai aqui algumas dicas:
- Limpeza: Mantenha a gaiola limpa e confortável.
- Veterinário: Faça visitas periódicas ao veterinário especializado em animais exóticos, e esteja em dia com vacinas e orientações específicas ao seu tipo de hamster para estar sempre seguro e saudável.
- Monitoramento: Em suma, observe seu comportamento e alimentação para ver se algo lhe chama atenção referente a irregularidades como letargia.
Socialização e interação
Os Hamsters são animais adoráveis e bem divertidos, porém, é importante saber que eles são noturnos. Entretanto, algumas interações podem ocorrer no período da noite quando são mais ativos. Ainda temos os que gostam de ser manuseados e os que gostam somente de ficar no seu cantinho.
Conclusão.
Em suma, os hamsters são uma boa opção de pet para quem busca por pequeno porte e praticidade em cuidados. Mantendo no ambiente arejado, alimentação adequada e pequenos momentos de atenção à noite, isso já é suficiente para ter um pet muito feliz e o mesmo receberá como recompensa.
Fonte: Portal do dog.