Meu Pet, Meu Amigo

Gatos podem ser treinados como cachorro?

Gatos podem ser treinados?

Gatos podem ser treinados? Quando pensamos em animais treináveis, a primeira imagem que vem à mente é geralmente a de um cachorro sentado pacientemente à espera de um comando. No entanto, os gatos também são inteligentes, mas de um jeito bem diferente. Então, se você já se perguntou se é possível ensinar seu gato a obedecer comandos como o cão, continue lendo para descobrir tudo sobre o treinamento felino e com ele pode ser eficiente.

Treinamentos diferentes.

Os cães foram domesticados há milhares de anos para trabalhar ao lado dos humanos, seja na caça, na proteção ou no pastoreio. Isso os tornou mais do outro lado, foram domesticados de forma diferente, eles mantiveram grande parte de sua independência e instinto de caça; mas isso não significa que o método não funcione para eles.

Sim, os gatos podem.

Ao contrário do que muitos pensam, os gatos são extremamente inteligentes e capazes de aprender comandos e truques perfeitamente como os cães. Eles respondem pelo nome, dar a pata, sentar e até usar o vaso sanitário em vez de caixa de areia! Tudo se resume na paciência, na repetição e na recompensa.

Como treinar um gato?

Para começar a treinar seu gato você precisa conhecer o temperamento do seu gato e ter algumas dicas essenciais como, por exemplo:

  • Reforço positivo: os gatos não respondem à punição. Em vez disso, ofereça petiscos, carinho ou brinquedos sempre que ele acertar um comando.
  • Escolha um momento certo: eles são independentes e gostam de fazer as coisas no próprio tempo; ou seja, treine quando ele estiver relaxado e receptivo, e nunca force a interação.
  • Seja breve: os gatos são inteligentes e às vezes impacientes, portanto, comece com sessões curtas de cinco a dez minutos por dia são mais eficazes do que treinamento.
  • Associe comandos a ações: sendo assim, use palavras curtas, rápidas e sempre as mesmas palavras de comando. Se quiser que o gato sente, diga “senta” e recompense quando ele fizer isso naturalmente.
  • Utilize um cliker: é um pequeno dispositivo que emite um som. Ele ajuda o gato a associar o barulho ao comportamento desejado e pode acelerar o aprendizado e concluir a tarefa que propôs.

Treinamento de gatos, na prática.

Ele pode andar na coleira, voltar para a casa quando chamadas e até mesmo realizar tarefas úteis, como buscar brinquedos ou abrir portas. Conforme as raças Bangal, o Maine Coon e o siamês, costumam ser receptivas e rápidas ao treinamento devido à sua natureza mais interativa. São gatos que se destacam porque foram treinados e responderam bem certos tipos de treinamento e comportamentos voltados à adestração.

Benefícios do treinamento felino.

Contudo, treinar um gato não é apenas uma questão de diversão, ele pode trazer muitos benefícios tanto para o animal quanto para o tutor. Logo o relacionamento e a comunicação entre o gato e o tutor ficam recíprocas e eficazes. Como, por exemplo

  • Fortalece o vínculo entre o tutor e o gato.
  • Estimula o cérebro do animal, prevenindo o tédio e o estresse.
  • Mantém a casa limpa.
  • Ajuda a corrigir comportamentos indesejados.
  • Facilita a adaptação a novas situações e ambientes.

Dica Extra:

  • Encontre uma recompensa ideal para seu gato, nem todos os gatos são motivados por comida, então é importante descobrir o que realmente o incentiva. Enquanto algumas raças gostam de petiscos específicos, outros preferem carinho ou até mesmo brinquedo. Observe o que desperta mais interesse no seu gato e use isso como reforço positivo para tornar o aprendizado mais eficiente.

  • Aproveite a curiosidade natural do seu gato, por serem muito curiosos, você pode usar isso a seu favor durante os treinamentos. Apresente novos objetos e sons para atrair a atenção do animal! Como, por exemplo, se quiser que ele entre na caixa de transporte, deixe-a aberta com petisco dentro para que ele possa explorar voluntariamente antes de associar a passeios ou viagens.

  • Use o instinto de caça para estimular comportamentos positivos. Em vez de apenas oferecer petiscos como recompensa, troque por pequenas sessões de caça simulada. Quando o gato concluir o objetivo, recompense com um brinquedo que ele possa perseguir e agarrar. Isso ativa a sua satisfação natural e reforça o aprendizado sem que ele perceba que está sendo treinado, ou seja, de forma tranquila e natural.

Conclusão.

Embora os gatos tenham uma natureza mais independente do que os cães, eles são totalmente capazes de serem treinados e aprendem comandos e truques. O segredo está em respeitar suas particularidades e oferecer um treinamento baseado em reforço positivo. E sempre que der qualquer comando ele responderá naturalmente e sem desconfortos.

Contudo, se você tiver paciência e persistência, vai transformar seu felino em um verdadeiro especialista em truques! Agora com as dicas dadas você já está pronto! Se por acaso você já treinou seu gato, aproveite para aperfeiçoar novos comandos.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.