Quando falamos sobre formiga jamais pensamos em animais de estimação, mas, saibam que sim, eles também podem ser ótimos companheiros para quem busca algo único e educativo. O cuidado com as formigas, da maneira que cuidados de animais de estimação, é uma prática que tem ganhado espaço entre os amantes de animais exóticos. Veja agora mesmo mais sobre essa inusitada tendência.
Por que escolher as formigas como animais de estimação?
Porque criar formigas, também conhecidas como “antkeping”, será uma experiência gratificante e curiosa. Sendo assim, chamam muita atenção pela sua fascinante organização social, capacidade de trabalho em equipe e diversidade de espécies. Além disso, cuidar de formigas pode ser muito mais simples que qualquer outro tipo de animal de estimação.
Benefícios de criar formigas.
As formigas parecem simples e sem benefícios, mas têm! Sua colônia inteira pode ser visualizada por completo até mesmo em um pequeno espaço, e o funcionamento delas é curiosamente lindo. Como:
- Educacional: ao cuidar de formigas você já terá de cara uma aula de biologia e ecologia. Por isso, só de observar aprenderá como funcionam as posições sociais, comunicação e comportamento dos insetos.
- Baixo custo: em comparação com outros animais de estimação, os custos para cuidar de uma colônia de formigas são bastante acessíveis. Para isso, precisa de um formigueiro artificial mais conhecido como “Formicário”, juntamente com a comida adequada e manutenção ocasional.
- Sem bagunça: as formigas não causam sujeira pela casa e não precisam de atenção constante, nem exigem passeios. Perfeito para quem tem um estilo de vida mais ocupado.
Como começar a ter formiga como pet?
Se realmente está interessado em ter um formigueiro como pet, o primeiro passo é escolher a espécie de formiga que deseja. Algumas das mais comuns para iniciantes são:
- Lasius niger (formiga preta) são fáceis de manter e muito adaptáveis.
- Messor barbarus: mais conhecida por coleta de sementes, é bem ativa.
- Camponotus sp: essas são maiores e mais simples de observar.
Cuidados básicos para manter um formigueiro.
Os cuidados são simples, compre um formicário de qualidade e adquira uma colônia com uma rainha. A rainha é essencial, pois é ela quem garante a continuidade da colônia.
- Alimentação: as formigas geralmente se alimentam com mel, açúcar diluído em água, insetos pequenos ou sementes, vai depender da sua espécie.
- Hidratação: mantenha o formicário com nível adequado de umidade. Algumas espécies precisam de água para sobreviver.
- Ambiente: evite expor o formicário diretamente ao sol e, coloque numa área estável, sem vibrações como de carros, por exemplo.
Um animal de estimação para observadores.
Isso mesmo, as formigas são especialmente para pessoas que aprendem somente por observar e que tem curiosidades. Por isso, para ter formigas como animais de estimação não é para leigos. Ideal para estudiosos, curiosos e quem tira aprendizados observando. Apesar de não terem interações diretas como cães e gatos, elas alcançam uma visão única da natureza e da vida com relacionamento em comunidade.
Conclusão.
Portanto, cuidar de formigas pode ser uma forma de se conectar com a natureza e aprender, sendo assim, perceberá a complexabilidade de um mundo que muitas vezes é ignorado. Então, se tem essas características ditas, vá em frente e aprenda muitas coisas novas.
Fonte: Portal do dog.