Escovar dentes de cachorro

Escovar Dentes de Cachorro

Pode escovar dentes de cachorro? Claro que sim! Assim como os humanos, os cães e gatos também precisam de cuidados bucais regulares para manterem saudável. Por isso, escovar os dentes do seu cachorro é um hábito maravilhoso de garantir que tenha uma boca sadia e sem problemas, como tártaro e placas. Sendo assim, nesse texto falaremos sobre a importância da escovação dos dentes do seu cachorro e como tornar essa rotina mais fácil.

Por que escovar os dentes do cachorro?

A higiene bucal muitas vezes é negligenciada pelos seus tutores, mas é fundamental para evitar uma série de problemas de saúde. Veja os benefícios desse hábito tão simples:

  1. Prevenção de tártaro e placas: portanto, se não mantiver a escovação regular, e remover as placas; ela vai evoluir para tártaro; piorando a situação.
  2. Evitar o bafo; ração de boa qualidade, água fresca sempre disponível, e visitas periódicas ao dentista e ossinhos higiênicos.
  3. Saúde geral do pet; parece simples, mais os cuidados básicos bucais podem salvar vidas. Evitando, vários transtornos e economia para seu bolso.
  4. Prevenção de desconfortos; às vezes seu pet pode estar com desconforto e você não sabe. Somente um profissional para avaliar e saber se tem ou não a ver com a saúde bucal.

Qual deve ser a frequência da escovação?

O ideal é que escove os dentes do seu cachorro todos os dias! Não precisa necessariamente sempre com creme dental, no entanto, sabemos que nem sempre é uma tarefa fácil manter essa rotina. Se não conseguir escovar diariamente, tente ao menos três vezes por semana. Isso já é suficiente para remover a resíduos e manter a boca do seu pet saudável.

Como escovar os dentes do seu cachorro?

  • Escolha a escova de dentes adequada. Use uma escova de dentes específica para cães; ela tem cerdas mais macias sendo projetada para o formato da boca do animal, assim, será mais tranquilo e confortável; se por acaso seu cão for pequeno, há também aquelas escovas de dedos que funcionam muito bem.
  • Use creme dental próprio para cães. Nunca utilize creme dental de humanos! Porque o flúor pode ser tóxico para eles; existe uma versão veterinária, que geralmente vem com sabores agradáveis e familiar como frango ou carne.
  • Acostume seu cão ao processo de escovação. Antes de escovar, permita que seu cão cheire e lamba a escova e a pasta, assim como fazemos com as crianças no processo de iniciação a escovação que dá muito certo.
  • Não force, faça pausas se necessário. Principalmente se seu cachorro for muito agitado, as pausas podem ajudar a entender que não é obrigação e sim cuidados. Sendo assim, em cada avanço da escovação recompense-o com carinhos e petiscos.

Facilitando a escovação.

Comece cedo, principalmente se for filhotes, quanto mais jovem seu pet for, mais rapidamente se adapta.

Seja paciente, seu cachorro pode ser resistente. Vá gradualmente, comece com pequenas sessões curtas sem pressionar.

Além da escovação, você pode usar brinquedos e ossinhos para limpar os dentes até se acostumar.

Meu cachorro não deixa escovar.

Se por acaso seu cachorro não deixar escovar de forma alguma, existem outras opções que podem lhe ajudar a manter a boca do seu animalzinho limpa como:

  • Petiscos para limpeza dental;
  • Enxágues bucais caninos;
  • visitas regulares ao veterinário;

Conclusão.

Em suma, cuidar da saúde bucal do seu cachorro, é garantir que ele viva mais e saudável. Portanto, com paciência e com os cuidados adequados, a escovação do seu pet pode se tornar uma rotina simples e eficiente como a sua. Comece hoje! Mesmo que o seu pet não seja mais filhote e você verá a diferença na saúde e na alegria do seu melhor amigo.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:


Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.