Se você acha que ensopado é somente para os humanos, está enganado! Os pets também merecem refeições deliciosas e nutritivas. Sendo assim, veja como este ensopado caseiro é maravilhoso, é uma opção para quem gosta de deixar seu pet nutrido e saudável; além de nutritiva, é cheia de sabor e feita com amor! Este ensopado é perfeito para cães e gatos, entretanto é bom comunicar o médico veterinário do seu peludo quando se trata de novos alimentos.
Ingredientes para o preparo:
Os ingredientes não mudam muito da comida dos humanos e consegue com alguns ingredientes que pode até ter em casa. Dito isso vamos à lista:
- 500g de peito de frango sem osso e sem pele (mas, pode ser substituída por carne magra de sua preferência, como peru ou bovina).
- 2 cenouras médias, descascadas e cortadas em cubos pequenos.
- 1 abobrinha média, descascadas e cortada em cubos bem pequenos.
- 1 batata-doce médias, descascadas e cortada em cubos pequenos
- 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas (não use ervilhas enlatadas).
- 1/2 xícara de arroz integral ou quinoa.
- 1 colher de sopa de óleo de côco ou azeite de oliva extra-virgem.
- 1 litro de água filtrada.
- 1 pitada de cúrcuma (muito recomendado pelos seus benefícios anti-inflamatórios) mas é opcional.
- 1 pitada de sal integral (mas, também opcional, sal rosa)
- 1 pouco de coentro.
Modo de preparo:
- Prepare os ingredientes com antecedência: ou seja, higienize todos os vegetais e corte em pequenos cubos para melhor cozimento e proporcional ao tamanho do seu pet. Corte também o frango ou carne em pedaços menores que os vegetais.
- Refogue a carne: em uma panela grande, aqueça o óleo de côco ou azeite de oliva e adicione o frango ou a carne de sua preferência e refogue até dourar levemente.
- Adicione os vegetais: acrescente os pedaços de cenoura, abobrinha, batata-doce e as ervilhas. Mexa bem para misturar todos os ingredientes.
- Cozinhe com água: despeje a água filtrada na panela e adicione o arroz integral ou quinoa. Deixe tudo ferver em fogo médio.
- Cozinhe em fogo baixo: após misturar tudo e começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que os vegetais e o arroz estejam macios.
- Deixe esfriar: assim que desligar a panela, deixe esfriar e reserve um pouco em um recipiente para seu pet. Com o restante, divida em porções em potes, adequando-se a uma refeição do seu pet e guarde em geladeira.
Dicas importantes do ensopado.
Sabemos que por se tratar de um alimento natural e perecível, deve ter alguns cuidados como:
- Conservação: o ensopado pode ser guardado em geladeira por até 3 dias, também tem a opção de congelar que pode usar em até 30 dias. Isso vai depender da sua rotina diária!
- Alimento inadequado: portanto, deve certificar que o ensopado não tenha temperos que possam prejudicar seu pet como cebola, alho ou temperos industrializados.
- Adaptação: se está começando a inserir comida na dieta do seu pet, é bom fazer uma adaptação anteriormente. Ofereça pequenas quantidades no início e observe como seu pet reage e se ele está se adaptando à nova refeição.
Conclusão:
Em suma, preparar refeições caseiras para seu pet é uma maneira de demonstrar cuidado e carinho, garantindo que ele consuma alimentos frescos e saudáveis. Esta receita de ensopado é simples, prática e repleta de nutrientes que contribuem para o bem-estar do seu amigo de quatro patas.
Portanto, ao incorporar alimentos naturais na dieta do seu pet, você promove uma vida mais feliz e saudável. Lembre-se de sempre notificar e consultar seu veterinário de confiança para garantir que as necessidades nutricionais do seu pet estão sendo atendidas; assim se sentirá mais seguro.
Fonte: Portal do dog.