Como usar o cortador de unhas para pets? Veja dicas incríveis para cortar as unhas do seu pet tendo o maior cuidado com as patinhas. Além de manter as unhas do seu pet sempre bem alinhadas, isso também faz parte da saúde e bem-estar dele. Portanto, cuidado com as unhas muito grandes, pois pode causar desconfortos, machucar e prejudicar na postura. O cortador de unhas de pets precisa ser uma base para a manutenção das unhas. Por isso é importante fazer uma boa escolha.
Para quê cortar as unhas do seu pet?
As unhas, assim como nos humanos, tem crescimento contínuo, se não for aparada pode prejudicar seu pet. Além disso, pode prender em algum lugar machucando, resultando em lesões e até inflamações. Manter as unhas sempre aparadas evita, também, que seu pet arranhe móveis, pisos e até mesmo você.
E como escolher um cortador de unhas?
No mercado de pets, existem variedades de cortadores, cada um com características diferentes e específicas. A princípio devemos levar em consideração alguns pontos como:
- Tamanho do Pet: O tamanho do pet deve ser sempre observado. Principalmente, se os pet for grande, as unhas são mais grossas e mais duras. Para cães e gatos de pequeno porte; o ideal são os cortadores menores; além de melhor manuseio, consegue um corte mais eficaz em unhas mais finas e menores.
- Tipos de Lâmina: Escolha as lâminas de aço inoxidável, porque são mais higiênicas, duráveis e proporcionam cortes mais precisos. Entretanto, veja modelos variados, como guilhotina, tesoura ou estilo alicate, cada um com sua particularidade.
- Aderência mais Segurança: Por isso, opte por modelos que são fáceis de manusear e que tenha uma boa pegada. Alguns têm até trava de segurança, para evitar cortes exagerados a ponto de pegar uma veia sensível da unha.
Usando o cortador de unhas para pets.
Principalmente, se for a primeira vez, a dica é cortar devagar, muitos ficam ansiosos. Veja o passo a passo.
- Primeiro. Acostume o pet: Faça pequenas simulações e encoste o cortador em sua pata para se familiarizar;
- Segundo. Posicione bem o cortador: Comece pela ponta, evite as partes rosadas e em pequena proporção vá cortando sem pressa para não machucar;
- Terceiro e não menos importante, tenha paciência! Por ser algo novo pode se agitar. Faça pequenas pausas e tente novamente. Não esqueça de parabenizar e presentear com petisco quando conseguir cortar.
Dica extra como bônus.
Atente-se a frequência de corte. Ou seja, avalie as unhas do seu pet no seu dia a dia como crescem. Porque os pets que caminham muito e em superfícies duras o crescimento é menor. Portanto, precisam de menos cortes.
Atenção às unhas. Ou seja, se perceber que estão finas e quebradiças, é melhor levar ao veterinário, isso pode ser deficiência de nutrientes.
Conclusão.
Como foi dito acima. As unhas fazem parte da saúde e bem-estar do seu pet. Manter as unhas do seu pet cortada e alinhada, assim, ele terá mais qualidade de vida. No caso de dúvidas procure o médico veterinário do seu pet, para mais conforto e segurança.
Fonte: Portal do blog.