Chamadas de vídeo, seu animal de estimação permite que você faça? Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, muitos tutores de pets tentam interagir com seus animais à distância, através de uma chamada de vídeo.
Mas será que cães e gatos entendem realmente o que está acontecendo na tela? Ou será que tudo isso não passa de um grande mistério para eles? Sendo assim, exploraremos como os pets percebem as chamadas de vídeo e essa experiência faz sentido para eles.
Como os animais enxergam as telas?
A visão dos pets é bem diferente da nossa, e isso afeta diretamente como eles percebem as imagens em dispositivos eletrônicos. A final são tantas modalidades de tecnologia que até os humanos ficam confundidos.
Cães.
Enxergam uma paleta de cores limitadas, principalmente o azul e amarelo. Por isso, a taxa de atualização da tela influencia significativamente como veem as imagens; portanto, se for muito baixa, eles podem perceber tudo como uma sequência de pescadas, em vez de uma imagem contínua e clara.
Além disso, com sua visão é mais adaptada para detecção de movimento do que para detalhes finos, podem não reconhecer rostos na tela com facilidade.
Gatos.
Possuem uma visão noturna excelente e são mais sensíveis a movimentos rápidos. Sendo assim, podem se interessar por qualquer movimento na tela, como um vídeo de passarinhos ou um cursor de mouse, por exemplo.
Mas, por outro lado, podem perder o interesse rapidamente se por acaso sentirem um cheiro interessante. Isso porque a sua visão é otimizada para caça, o que significa que estímulos visuais precisam ser mais dinâmicos para capturar sua atenção contínua.
Nos reconhece nas chamadas de vídeo?
Os relatos dos tutores são variados. Portanto, alguns afirmam que seus pets reagem às imagens e aos sons que veem, enquanto outros parecem não dar a mínima para a tela. E isso pode acontecer por alguns motivos:
Reconhecimento da sua voz.
O som pode ser mais impactante para eles do que a imagem. Muitos cães e gatos respondem quando ouvem a voz do tutor, mesmo sem entender de onde vem. Porém, a falta de cheiro pode confundi-los, por ser um dos sentidos mais importantes para os pets.
Falta de percepção.
A tela é plana, e os animais podem não associar a imagem bidimensional com a pessoa real. Diferente dos humanos, que processam imagens tridimensionais mesmo em telas planas, ou seja, os pets podem perceber a tela como um painel de luz sem significado específico.
Personalidade conta.
A princípio, alguns pets são naturalmente mais atentos e curiosos, enquanto outros simplesmente ignoram a tela, preferindo interações físicas. Filhotes e animais mais jovens tendem a ser mais exploradores. Entretanto, os mais idosos podem demonstrar menos interesse ou até mesmo nenhum.
Experiências repetidas.
Às vezes, cães e gatos podem aprender e associar chamadas de vídeo à presença do tutor ao longo do tempo. Se toda vez que você faz uma chamada de vídeo, seu pet percebe atenção extra depois, ele pode começar a reagir e entender um pouco.
Tecnologia interativa.
Se você quer tentar se comunicar com seu pet constantemente e a distância, algumas tecnologias foram desenvolvidas justamente para isso como, por exemplo:
- Câmeras interativas para pets. Alguns modelos permitem que você fale com seu pet, o veja em tempo real e até libere petiscos. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade de ver o tutor constantemente.
- Brinquedos inteligentes. Existem certos brinquedos que podem ser controlados por aplicativos, que ajudam a manter seu pet entretido mesmo quando você não estiver em casa. Isso porque esses modelos imitam presas em movimentos, estimulando a interaçãos dos felinos.
- Comandos sonoros. É possível, também, programar comandos sonoros com a voz do tutor para auxiliar na rotina do pet mesmo a distância, como chamá-lo para comer ou incentivá-lo a brincar com seus brinquedos.
- Coleiras com câmeras. Existem coleiras que possuem câmeras embutidas justamente para o tutor ter a visão do pet em tempo real, permitindo assim, que você veja o mundo pelos olhos deles.
Atenção na chamada de vídeo.
Veja algumas dicas para chamar atenção do seu pet durante a chamada de vídeo, para que ele se acostume com a câmera e associe a você juntamente com a sua voz.
1. Use o nome dele com a entoação da voz animada. Isso ajuda a despertar interesse e reconhecimento de imediato.
2. Mostre brinquedos favoritos ou petiscos na tela. Alguns pets conseguem associar a imagem ao que está acontecendo no mundo real.
3. Escolha sempre um ambiente silencioso. Porque os ruídos no momento da chamada podem distraí-lo facilmente e dificultar o foco na tela.
4. Mantenha a câmera na altura dos olhos dos pets. Além de ajudar na percepção dele, melhora significativamente a interação.
5. Experimente aplicativos específicos para pets. As plataformas foram desenvolvidas especificamente para tornar interações virtuais mais envolventes para os animais de estimação, portanto, é sempre bom partir de algo feito para eles.
Conclusão.
Embora as chamadas de vídeo sejam uma excelente maneira de manter contato visual com nossos animais de estimação, como eles percebem pode variar. Com isso, alguns vão reagir ao som da sua voz, outros podem se interessar pelas imagens em movimento, e outros simplesmente não vão entender o que está acontecendo.
No entanto, mesmo que seu pet não interage muito com a tela, isso não significa que ele não sinta sua falta ou não goste da sua voz. O vínculo entre o tutor e seu pet vai muito além da tecnologia e sempre será mais forte nas interações presenciais.
Fonte: Portal do dog.