A hidratação é essencial para a saúde e manutenção da vida e assim, como nós, os pets também precisam de monitoramento e cuidado especial. No entanto, como saber se o seu pet está bebendo a quantidade de água necessária? Muitos tutores não sabem identificar se seus animais de estimação estão bebendo na quantidade ideal. Podendo levar a causa de muitos problemas como desidratação e outras complicações. Por isso, trouxe algumas dicas para te ajudar com sinais de alerta, em relação à quantidade necessária de água para cada tipo, porte de pet e como incentivá-los a beber mais água.
Por que a hidratação é tão importante para os pets?
Todavia, sabemos que a água desempenha um papel importantíssimo e fundamental em nossas vidas, sem a quantidade certa de água o organismo do seu pet pode sofrer com: falta de energia, problemas urinários, entre outros. Veja alguns exemplos do desempenho da água e o que ela produz no corpo do seu pet:
- Regula a temperatura do corpo;
- Auxilia na digestão e absorção dos alimentos e nutrientes;
- Remove as toxinas do organismo;
- Mantém os órgãos funcionando corretamente.
Tem diferença na quantidade de água para cada pet?
Sim, a quantidade varia conforme o tamanho, peso e tipo do animal. Principalmente, os gatos, que tendem a ser mais preguiçosos para beber água. Portanto, o ideal é que invista em fontes automáticas ou inclua alimentos úmidos em sua dieta.
- Cães: os cães devem tomar aproximadamente 50 ml de água por quilo diariamente.
- Gatos: os gatos o ideal é de 40 a 60 ml de água por quilo diário.
- Pequenos roedores: ofereça água fresca diariamente e verifique se o bebedouro está funcionando corretamente.
Como saber se seu pet está bem hidratado?
Os sinais de um pet que não bebe água e está desidratado, são sinuosos, mas perceptíveis. Portanto, observe quando houver esses tipos de sinais como:
1- Urina clara e frequente: indica hidratação, desde que não seja com intervalos muito curtos.
2- Gengiva úmidas: se as gengivas do seu pet estiverem ressecadas, olhos lacrimejando, e tomando muita água, também é um sinal de atenção!
3- Pele elástica: a pele elástica é um sinal fácil de observar e para isso, você mesmo pode fazer o teste! Então, com cuidado puxe levemente a pele do dorso do pet, se ela demorar a voltar, significa que está desidratado.
4- Veterinário: Busque orientação e ajuda médica se necessário!
Sinais que precisa procurar um veterinário.
Se está com dúvidas sobre os hábitos de hidratação do seu pet ou apresenta algum dos sintomas descritos acima, consulte um veterinário. Ele saberá orientá-lo sobre a quantidade ideal de água para seu pet e verificar possíveis problemas de saúde.
- Letargia ou falta de energia.
- Urina escura e em poucas quantidades.
- Cheiro forte na urina.
- Corrimento ou algo mais grave.
- Apetite reduzido.
- Respiração ofegante.
Conclusão:
Mas para garantir que o seu pet esteja bebendo a quantidade de água suficiente para a manutenção da saúde e bem-estar dele; você precisa estar atento aos sinais. Assim, conseguirá identificar com antecedência comportamentos diversos e com as dicas que recebeu aqui fará uma grande diferença na sua observação. Lembre-se de ficar atento as vacinas e vermífugos; isso contribui para uma vida mais forte e feliz.
Fonte: Portal do dog.