Meu Pet, Meu Amigo

Como refrescar seu pet nos dias quentes?

Como refrescar seu pet nos dias quentes?

Refrescar seu pet nos dias quentes pode ser um grande desafio, tanto para os tutores quanto para os pets. Principalmente aqueles com a pelagem mais densa ou focinhos curtos! Os animais de estimação sofrem com o calor assim como nós e precisam de estratégias para se manterem frescos e confortáveis nessa época do verão.

Se você quer garantir o bem-estar do seu amigo de quatro patas e passar o verão mais confortável possível, está no lugar certo! Sendo assim, separei algumas dicas essenciais para enfrentar altas temperaturas com segurança e diversão.

1. Água fresca e limpa sempre disponível.

A hidratação é essencial, tanto para nós como para os pets. Portanto, certifique-se de que seu pet tenha sempre à sua disposição. Em dias mais quentes a água do seu animal tende a ficar quente mais rápido, sendo assim é recomendável trocar com frequência e adicionar pedras de gelo para mantê-la fresca por mais tempo.

Já para os gatos, que são mais difíceis de beber água, é recomendável usar uma fonte de água corrente, o som e o movimento da água o incentiva.

2. Gelo com sabores.

Você pode transformar a hidratação em um momento bem divertido! Faça cubos de gelo com caldo de frango sem sal, pedacinhos de frutas seguras como, por exemplo, melancia e morango ou até mesmo iogurte natural sem açúcar. Além de se refrescar seu pet nos dias quentes, ele vai se hidratar e brincar com os cubinhos de gelo.

3. Caminhadas em horários frescos.

Evite passeios nos horários mais quentes do dia. O ideal é sair bem cedo nos primeiros horários da manhã ou no fim de tarde, quando o sol está mais fraco. Além disso, antes de sair, experimente tocar no chão com a mão ou com o pé, se estiver muito quente para você, também estará para as patinhas do seu pet. Sendo assim, prefira andar nas calçadas que estão com sombras ou gramados.

4. Piscinas e banhos.

Uma pequena piscina no quintal, na varanda ou até mesmo baldes e bacias podem ser uma excelente forma de diversão e alívio para o calor; muitos cães adoram brincar na água. Agora, se o seu pet não curte se molhar completamente, experimente borrifar um pouco de água fresca no pelo ou umedecer uma toalha para ele deitar em cima.

5. Ventilação e sombra.

Se o seu pet dorme no quintal ou sacada, garanta que ele tenha acesso a um local fresco e ventilado dentro de casa. Se possível, deixe um ventilador ligado próximo ao local onde ele costuma descansar. Mas para quem tem um espaço ao ar livre, instalar um toldo ou uma barraca pode ser uma ótima forma de criar um refúgio do sol.

6. Tapetes gelados.

Existem no mercado de pets, tapetes refrescantes que ajudam a regular a temperatura do pet. Mas se quiser algo caseiro, uma boa dica é colocar uma garrafa com água enrolada em uma toalha perto do local onde seu pet dorme, uma toalha molhada ou uma bacia com água com pedras de gelo. Isso ajuda a manter o ambiente mais agradável para o descanso, principalmente à noite.

7. Refeições mais leves.

Você pode oferecer algumas frutas e vegetais que ajudam a manter seu pet hidratado e que são refrescantes, como, por exemplo, melancia, melão, pepino e cenoura são ótimas opções. Mas lembre-se de oferecer em pequenas quantidades e sem sementes! Entretanto, existem nos mercados de pets os sorvetes próprios para animais de estimação.

8. Cuidado com o pelo do pet.

Embora a tosa nem sempre seja indicada para todas as raças, escovar regularmente seu pet ajuda a remover os pelos mortos e melhora a ventilação da pele. Para algumas raças, uma boa tosa higiênica pode ser uma ótima aliada para o conforto térmico.

9. Evite superfícies quentes.

O asfalto e a areia podem atingir temperaturas altíssimas e causar queimaduras nas patinhas do seu pet. Portanto, sempre que possível, escolha caminhos com sombra ou proteja as patinhas do animal com sapatinhos próprios para cães.

10. Monitoramento.

Observe sinais de desconforto no calor como, por exemplo, respiração ofegante, língua avermelhada ou indisposição. Isso se dá devido as altas temperaturas no verão! Portanto, se o seu pet estiver assim, leve-o para um local fresco e com sombra, ofereça água fresca e se possível dê um banho frio para refrescar.

Conclusão.

Refrescar seu pet nos dias quentes, não é difícil, mas exige atenção e alguns cuidados especiais. Agora, com as dicas dadas, seu amigo de quatro patas poderá aproveitar o verão de uma forma mais segura e agradável. Sendo assim, hoje mesmo você já pode fazer o dia do seu pet diferente e mais fresco, ele vai te agradecer com muitas lambidas de felicidade.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.