Como preparar seu pet para um novo amigo em casa sem drama! Se está preocupado com a reação do seu animalzinho atual? Calma! Com paciência, amor e algumas dicas certeiras, você pode transformar esse encontro em um momento especial para todos. Sendo assim, veremos como pode se preparar e se comportar diante de tudo.
Conheça o temperamento do seu pet atual.
Cada pet tem a sua própria personalidade, entretanto antes de colocar um novo amigo com ele precisa prepará-lo e conhecê-lo bem. Alguns pets são super sociáveis e adoram novos amigos, enquanto outros preferem manter seu espaço; por isso, é importante saber como seu pet se comporta e se preparar para eventuais comportamentos, é o primeiro passo para facilitar a chegada de um novo amigo e companheiro para toda a vida.
Apresente os dois em território neutro.
Para começar, nada melhor que um uma boa apresentação em um território neutro, ou seja, que não beneficia nenhuma das partes. Sendo assim, opte por um quintal ou um parque diferente. Isso ajuda a evitar brigas por território e torna o primeiro encontro mais tranquilo.
Dê tempo ao tempo e observe.
Seja paciente dando tempo necessário que precisam para se conhecer, a relação entre eles pode levar dias ou até semanas. Principalmente se tiverem uma diferença muito grande de idade; sempre observe sinais de desconforto ou de estranhamento entre eles. Lembre-se também de checar se o ambiente onde vão habitar tem espaço suficiente para os dois. Entretanto, isso inclui camas, tigelas de comida e água, brinquedos e áreas de descanso separadas. Assim cada um terá seu cantinho para se sentir seguro e saber que não estão ali para confrontar e sim compartilhar.
Reforce positivamente.
Assim que houver algum comportamento bom entre eles, recompense com petiscos, carinhos e brincadeiras. Isso ensina ao seu pet que a presença do novo amigo é algo positivo e não uma ameaça ao seu lugar. Além de pensar que vai tirar suas coisas para dar ao novo amigo.
Seja justo em atenção e carinhos.
Quando mostra para seu pet que está sendo justo com os dois, mantenha a rotina do pet atual e inclua o novo membro devagar de maneira que não perceba. O segredo é equilibrar o convívio e não tirar nada do pet atual.
Quando devo me preocupar?
Sabemos que a adaptação de animais pode levar um pouco tempo maior, entretanto, se notar sinais de agressividade ou estresse que não diminuem com o tempo, não hesite em consultar um veterinário ou um especialista em comportamento animal para saber como se preparar de outras formas.
Dica extra antes do encontro.
Essa dica é de ouro: uma ótima prática para ajudar seu animal de estimação a se adaptar a um novo amigo é apresentar o cheiro do outro pet antes do primeiro encontro. Portanto, leve um cobertor, brinquedo ou uma naninha do novo pet para servir de apresentação. Isso ajuda a familiarizar-se com o cheiro do novo membro da família de forma gradual, sem estresse e nem ansiedade. Os pets, assim como os humanos, precisam de tempo e adaptação a novas mudanças. Principalmente quando se trata de dividir tudo até seu amado tutor.
Conclusão:
A chegada de um novo amigo, seja outro pet ou um bebê, pode ser emocionante e desafiador para seu bichinho. Com as dicas dadas acima será mais fácil. Reforce os bons comportamentos do seu pet com petiscos e carinho, e não se esqueça de dar a ele bastante atenção para não ser deixado de lado. Assim, seu amigo peludo vai se adaptar rapidamente e até criar um laço especial como o companheiro do lar.
Fonte: Portal do dog.