Além de trazer felicidade para a nossas vidas, os pets também renovam suas energias através da natureza. Principalmente quando estão explorando novos ambientes, seja interagindo com outros animais, passeando no parque, ou somente observando os movimentos das árvores e folhas. Essa é a maneira natural de se conectar com o ambiente; explorando seus sensores, comportamentos únicos, e com isso, adquirindo saúde e bem-estar.
O instinto dos cachorros é incrível.
Esse instinto vem de seus ancestrais selvagens, os lobos, que influenciam boa parte do seu comportamento, principalmente quando os pets estão ao ar livre em contato com a natureza.
- Exploração de ambientes: esse comportamento de cavar, cheirar, rolar na lama e marcar territórios são usados para sobrevivência que é muito comum ver nos pets.
- Socialização: o contato com outras espécies em ambientes naturais é importante, isso, ajudar a ter mais confiança até mesmo com animais selvagens.
- Cuidados: Mesmo estando em lugares onde a natureza predomina, há alguns cuidados que devemos ter como: plantas tóxicas, parasitas, e até insetos que podem apresentar riscos ao seu pet. Então, cuidado com as trilhas e mata fechada, sempre use coleira e dê atenção às placas informativas.
Os gatos são fascinados pela natureza, você sabia?
Por isso, o fascínio dos gatos pela natureza é impressionante, mesmo sendo eles tão independentes e livres.
- Observadores natos: os gatos quando estão observando algo, parece uma estátua, focando em cada movimento e balanço até mesmo de um capim, árvores, e voos dos pássaros, nada passa despercebido.
- Caçadores habilidosos: os gatos domésticos mantêm o instinto da caça, e demonstram isso com pequenos insetos, fiapos de roupas e leves movimentos que são imperceptíveis.
- Segurança: é muito difícil manter um gato seguro, já que ele não se adaptam fácil em ambientes fechados. Portanto, adapte um espaço com verde (jardim), e brinquedos interativos que simulam a caça! Eles adoram estar em movimento.
Animais de estimação pequenos e a natureza.
Assim como os animais grandes gostam de explorar a natureza, os pets menores também não ficam de fora. Portanto, os coelhos, hamsters e os pássaros, também possuem comportamentos interessantes com a natureza.
- Coelho: os coelhos adoram cavar buracos, explorar grama e interagir com ambiente natural, seu foco é cavar, porém, cuidado com tamanho dos buracos, eles podem causar fugas, o ideal é que tenha sempre supervisão. O coelho precisa desse tipo de atividade, isso o deixa ativo e vivo.
- Hamsters: a maioria vive em ambientes internos e restritos.
- Os Pássaros domésticos: ainda possuem instinto de voar e interagir com as plantas, porém limitado, o ideal é que façam poleiros naturais e com espaço para explorar mais o ambiente e seus instintos.
Quais são os benefícios que a conexão com a natureza proporciona?
Os benefícios da conexão dos pets com a natureza vai além de explorar instintos; de modo, que a mente e corpo do seu peludo são revitalizados.
- Saúde mental: o ambiente natural reduz estresse, ansiedade e aumenta a felicidade.
- Exercícios: a movimentação em ambientes abertos auxiliam a mantê-los mais ativos e saudáveis.
- Estimulação sensorial: os sensores dos pets são estimulados como, cheiros, texturas e sons que são familiares ou novos.
Dica extra: Mantenha seu pet seguro quando estiver em contato com a natureza, sempre monitorando! Em passeios mais longos lembre-se de fazer pausas para ele descansar e se hidratar. Assim seu passeio será tranquilo e seguro, livre de imprevistos desnecessários.
Conclusão:
Vimos como os pets se comportam com a natureza e a sua conexão. Entretanto, cada um à sua maneira! Portanto, oferecer esses momentos ao ar livre e enriquecer o ambiente de casa com a natureza, é uma maneira maravilhosa de promover saúde e felicidade deles. Com essas dicas, você saberá como manter seu pet conectado com a natureza sem perder seus instintos. Aproveitando momentos que serão memórias para vida toda, ao lado de quem tem uma vida rápida, aproveite cada momento!
Fonte: Portal do dog.