Como fogos de artifícios afetam os pets.

Fogos de artifícios

Fogos de artifícios são encantadores para uns e desafio para outros. Os fogos sem dúvida são um espetáculo à parte. Com suas cores vibrantes e estalos marcantes, iluminam o céu em celebrações, trazendo alegria, emoção e significado para muitos. Principalmente, Ano novo e Natal. No entanto, o impacto desse entretenimento vai além da beleza aos olhos. Principalmente, quando pensamos nos animais de estimação, nas crianças pequenas e pessoas sensíveis ao barulho.

A origem dos fogos de artifícios.

Os fogos de artifícios são de origem chinesa, eram usados inicialmente com o propósito de afastar espíritos e também celebrar momentos importantes. No entanto, hoje são famosos por fazer parte de eventos como Ano- Novo, Natal, Festas Juninas, Futebol e Aniversários, conquistando o mundo inteiro com sua beleza e cores.

O outro lado dos fogos.

Sim, existe um lado dos fogos que talvez não saiba. Portanto, o ruído causado pelos fogos pode atingir níveis muito altos, gerando desconfortos como, por exemplo

  • Animais de estimação: cães, gatos e outros animais de estimação possuem audição extremamente sensível. Sendo assim, os fogos causam desconforto e estresse.
  • crianças pequenas: as crianças podem causar choro e não conseguir dormir.
  • Idosos ou sensíveis: idosos ou pessoas sensíveis podem sofrer muito com isso, assuntando e deixando-o agitado.

Solução para um espetáculo mais seguro.

Uma solução para esses eventos com fogos de artifício estão cada vez mais ganhando espaço e modernização como:

  • Fogos silenciosos: os fogos silenciosos têm uma tecnologia moderna que permite criar o espetáculo de luzes incríveis, porém sem o barulho extremo.
  • Planejamento: para ter um menor impacto dos fogos de artifícios nas pessoas que sofrem com isso, o ideal é que se planejem, vá para casa de alguém distante e tranquilo ou se prepare, isso minimiza o impacto.
  • Espaço apropriado: opte por fazer eventos longe das residências e refúgios de animais.

Como proteger seu pet.

Para proteger seu pet nesses dias de eventos, o mais apropriado é preparar um espaço que passe segurança para ele ou se possível sair da região no dia do evento como:

  1. Criar um espaço aconchegante e seguro na sua casa, com luz baixa, cobertores, brinquedos e algo que sempre carregue com ele. Assim se sentirá protegido e seguro.
  2. Use sons ambientais, coloque músicas para cachorro dormir, ligar a televisão com algo que tire sua atenção dos fogos ou sons da natureza como chuva.
  3. Evite passeios durante os eventos dos fogos. Portanto, mantenha seu pet em casa, também ajuda, evitando fugas.
  4. Consulte o veterinário em casos extremos, pode ser que precise usar calmantes e ninguém melhor que ele para avaliar e medicar.

Como será o futuro dos fogos de artifícios?

Isso mesmo, o futuro dos fogos de artífices estão em constante mudança, com a conscientização crescente, organizações estão se unindo com as cidades, para tomar medidas e tornar os fogos mais inclusivos. Sendo assim, a magia do espetáculo permanecerá, porém, de maneira que todos possam celebrar com segurança e conforto para os que mais precisam.

Conclusão.

Os fogos são, sim, o que há de mais belo numa confraternização, seja ela qual for, Natal, Ano Novo, Jogos ou premiações. Portanto, repensar na forma como usamos é incluir os que não conseguem participar. Assim, todos poderemos continuar celebrando com brilho nos olhos, mas com cuidado e empatia no coração.

Fonte: Portal do dog.

Você pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.