Meu Pet, Meu Amigo

Como evitar que os gatos arranhem móveis

Como evitar que gatos arranhem móveis

Como evitar que os gatos destruam seus móveis, se você tem um gato que adora transformar seu sofá em picadinho, saiba que não está sozinho! Porque arranhar é um instinto natural dos felinos. A boa notícia é que existem formas super eficazes de redirecionar esse comportamento sem estresse, de modo que ambos se beneficiem.

Nesse artigo você encontrará dicas de como evitar esses arranhões indesejados e melhorar o relacionamento entre você e seu bichano.

1. Por que os gatos arranham?

Os gatos não arranham para te provocar. Portanto, antes de sair brigando com o seu peludo, é importante entender o porquê ele faz isso. Evitar algumas coisas e obter mais informações sobre, ajuda redirecionar seu gato para o local certo. Veja algumas dicas sobre essas atitudes.

  • Precisam manter as garras afiadas: essa é uma questão de higiene felina!
  • Para marcar território: dessa maneira deixam o cheirinho nas superfícies que arranham.
  • Para alongar o corpo: um alongamento matinal faz muita diferença para eles, até ficaram com essa marca registrada.
  • Liberar estresse e tédio: esse é o meio que usam para extravasar emoções.

Apresente alternativas.

Portanto, se o seu gato está arranhando o sofá, é porque ele ainda não encontrou um lugar melhor para isso. Que tal oferecer algo mais atrativo e interessante? Como, por exemplo, os arranhadores:

  • Invista em arranhadores: como os de sisal, papelão ou carpete, vai depender de qual seu gato vai escolher.
  • Coloque os arranhadores nos locais estratégicos: portanto, se ele gosta de arranhar o sofá, ponha o arranhador próximo.
  • Use catnip ou petisco: gatos não resistem ao cheirinho da erva-do-gato de modo que uma borrifada já atrai seu bichano para o brinquedo ou o local que você designou.

Proteja na adaptação.

A princípio seu gato ainda não sabe onde é o lugar certo para arranhar. Sendo assim, quando você começar com as interações para seu gato encontrar o lugar certo para arranhar ou para trocar o lugar de arranhar, proteja seus móveis, evite problemas com alguns truques simples.

  1. Fitas adesivas repelentes: elas deixam a superfície desagradável para o toque das patinhas, e eles não gostam.
  2. Capas protetoras: essa é uma barreira temporária que pode salvar seu sofá.
  3. Repelentes caseiros: cheiros cítricos tendem a afastar os gatos como o vinagre.
  4. mude a textura: os gatos não gostam de superfície lisa e escorregadia, com isso, você pode usar plásticos para cobrir os móveis.
  5. Evitar mudanças no ambiente e na rotina.

Educação felina.

O gato precisa ser educado, ou seja, domesticá-los, eles não entendem a bronca, mas entendem recompensas. Ao invés de gritar ou puni-lo tente essas dicas:

  • Elogiar e dar petiscos, sempre que eles arranham o local certo.
  • Redirecione com paciência, portanto, quando vir o seu gato arranhado o sofá, leve-o até o local correto com paciência.
  • Evite punições: as punições não ajudam, somente atrapalham, podendo causar problemas futuros ao seu bichano piorando a situação.

Gatos e tutores felizes.

Alguns gatos, quando estão entediados, podem arranhar mais que o normal. Por isso, deve garantir que ele tenha um ambiente rico e divertido para que a relação de gatos e tutores seja harmoniosa.

  • Separe um tempo do seu dia para brincar com seu gato, nem que seja 10 min por dia, pode ser de caça, bolinhas, varinhas ou qualquer outra brincadeira que faça ele gastar energia.
  • Invista em prateleiras, principalmente aquelas que ficam no alto, gatos amam escalar e ter seu próprio momento de vez em quando.
  • Troque os brinquedos periodicamente, ou seja, faça um cronograma para a semana assim, ele varia as brincadeiras, não enjoa e nem fica entediado.

Conclusão.

Arranhar faz parte da vida dos gatos, mas não precisa ser um problema para você. Com dedicação e estratégias certas, você pode proteger seus móveis e ainda garantir que seu bichano tenha um ambiente saudável e estimulante.

Lembre-se que a paciência, reforço positivo, juntamente com as ferramentas certas, você está pronto para educar seu gato de modo tranquilo e eficaz. Eles só precisam que alguém fale a língua deles e mostre o caminho.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.