Você com certeza já se perguntou como escolher uma ração de qualidade para seu pet que atenda às suas necessidades, não é mesmo? Com tantas opções e diversificações no mercado, escolher uma ração apropriada se torna uma missão quase impossível. Por isso, veremos aqui algumas dicas de como identificar uma ração de qualidade para deixar seu animalzinho de estimação feliz e saudável e longevo.
Entenda as necessidades do seu pet.
As necessidades de cada animal é único e vale lembrar que não existe ração que sirva para todos. Portanto, cada bichinho tem suas necessidades específicas, como:
- Tamanho e raça: um chihuahua ou um dogue alemão, por exemplo, possui extremidades de tamanho e raça completamente diferentes, que reflete significativamente em suas necessidades de nutrição.
- Idade e fases da vida: sendo assim, um filhotinho cheio de energia precisa de uma ração rica em calorias e nutrientes para crescer forte e saudável. Já os mais idosos necessitam de mais colágeno, cálcio e carnes magras.
- Condições saudáveis: assim como os humanos, os pets também precisam de atenção com a saúde, portanto, são sensíveis em algumas coisas. Principalmente, se já houver dificuldade alimentar específicas. Esses com certeza precisam de uma ração diferenciada.
- Marca da ração: A marca em si interfere, sim, na qualidade, processamento e função para qual foi desenvolvida. Claro que marcas mais famosas como Premier, Royal canin, Golden entre outras têm seu lugar garantido na qualidade e segurança para seu pet.
Não julgue pela embalagem, leia os ingredientes.
As embalagens bonitas e com promessas mirabolantes não significam qualidade. Por isso, foque na lista de ingredientes e quais benefícios seu animal de estimação vai receber. Veja alguns ingredientes de exemplo que não podem faltar numa boa ração:
- Proteína de qualidade.
- Ômega 3
- fibras
- vitaminas e minerais.
- Cálcio
- Carboidratos
- Gorduras
Certifique-se da qualidade e credibilidade da ração.
Já reparou que nos mercados todas as embalagens possuem selos? Pois bem, eles não estão ali à toa! Portanto, busque o selo do MAPA (Ministério da Agricultura) e outras certificações que comprovem a qualidade da ração. Assim, você garantirá um “OK” oficial dizendo que o produto passou por testes e atende aos padrões nutricionais que um animal de estimação precisa.
O seu pet dará sinais sobre sua escolha.
Sabe aquela história que os pets falam conosco por meio de gestos? Isso também vale para alimentação! Depois de uma troca de ração, precisa observar seu comportamento e aos sinais como:
- A pelagem está brilhante e macia?
- As fezes estão firmes e com aparência saudável?
- Seu animal demonstrou disposição e felicidade?
Se a resposta for sim, parabéns, você acertou na escolha da ração do seu pet. Entretanto, atente-se também a queda de pêlos, fezes amolecidas, indisposição e falta de apetite.
Preço não é tudo, mas faz toda a diferença.
Rações premium podem assustar por causa do preço, mas, na prática, elas costumam render mais porque tem menos “enchimentos” (ingredientes desnecessários que só aumentam o volume). Além disso, elas evitam problemas de saúde no futuro, economizando em idas ao veterinário.
Conclusão.
Escolher uma boa ração e cuidar da alimentação do seu animal de estimação é uma forma de demonstrar amor e proteção. Portanto, decidir como escolher uma ração de qualidade para seu pet é um ato de cuidado do tipo “prevenção”, ou seja, os benefícios, serão nítidos agora no futuro. Com as dicas citadas acima, você terá mais tempo para desfrutar da vida ao lado do seu peludo e com muita saúde é claro!
Fonte: Portal do dog.