Ensinar um cachorro para fazer as necessidades no local correto é uma etapa essencial para a convivência harmoniosa entre o tutor e seu pet. Embora o processo exija paciência, tempo e consistência, ele pode ser facilitado com as técnicas adequadas. Sendo assim, separei algumas dicas e métodos eficazes para ensinar seu cão a desenvolver bons hábitos.
Escolha o local correto e fixo.
Primeiramente, para iniciarmos o treinamento com precisão, precisamos definir um local específico onde seu cachorro deverá fazer as suas necessidades. Sendo assim, se os cães que vivem dentro de casa, o mais recomendado é utilizar o tapete higiênico, ou caixas de areia própria para cães; quanto para os cães que vivem em casas com quintais, uma área delimitada com gramado ou substrato absorvente é o mais recomendado.
Estabeleça uma rotina.
Os cães aprendem por repetições e associações. De modo que práticas regulares ajuda o animal entender que há momentos específicos para a suas necessidades. Portanto, deve ensinar seu pet o local escolhido nos seguintes momentos:
- Ao acordar;
- Após as refeições;
- Após brincadeiras intensas;
- Antes de dormir.
Utilize recompensas positivas.
As recompensas positivas são um dos métodos mais eficazes e mais usadas para ensinar cães. Então, sempre que seu pet utilizar o local correto, recompense-o com petiscos, carinhos e palavras de incentivo. Essas associações positivas que reforçam o comportamento do animal de forma leve e saudável.
Supervisão sem repreensão.
O supervisionamento, sem repreensões durante o processo de aprendizado, é essencial para o cão entender o que fazer, ou seja, deve redirecioná-lo ao local combinado quando errar o lugar, sem brigas e sem grito. Portanto, se o cachorro cometer erros, que é normal, não grite nem o puna; use das práticas positivas e mostre o caminho certo mais uma vez.
Use produtos atrativos.
Existem produtos específicos que ajudam a atrair os cães para o local correto, como, por exemplo, educadores sanitários ou o famoso cheirinho. Da mesma forma, repelentes naturais à base de citronela ou vinagre podem ser utilizados em locais onde o cachorro não deve urinar.
Higienização adequada.
Caso ocorra algum imprevisto, é fundamental limpar completamente a área afetada para evitar que o cachorro volte a utilizar o mesmo local. Utilize produtos enzimáticos para eliminar odores, pois substâncias comuns, como a água sanitária, podem atrair ainda mais o pet para o local errado.
Considere ajuda profissional.
Não há problema algum precisar de um adestrador. Se, após várias tentativas, o cão ainda apresentar dificuldades, buscar orientação profissional pode ser uma solução viável. Adestradores especializados podem avaliar o comportamento do animal e sugerir estratégias personalizadas para o seu cachorro e conforme a personalidade do pet.
Sinais do cachorro.
Os cães geralmente demonstram sinais antes de fazer suas necessidades, como cheirar o chão, dar voltas em círculos ou se agachar. Ficar atento a esses sinais pode ajudar a prevenir acidentes e a levá-lo ao local correto a tempo.
Adaptando a rotina da família.
Adapte horários fixos para levar seu cachorro ao local adequado. Principalmente se a rotina da família for muito corrida. Você também pode contar com a ajuda de um pet sitter se necessário ou um familiar para manter a consistência do treinamento.
Conclusão.
O treinamento higiênico é uma etapa essencial na educação de um cachorro e contribui para uma convivência mais harmoniosa com a família. Nesse meio tempo, haja com paciência, constância e reforços positivos, e logo verá seu pet utilizando o local correto para suas necessidades.
Lembre-se de que ensinar um pet requer tempo e dedicação; cada cachorro tem sua personalidade e seu próprio tempo de aprendizado, ou seja, respeitar esse tempo faz toda a diferença no sucesso do treinamento.
Fonte: Portal do dog.