Como cuidar do bafo em pets

Bafo em pets

Bafo em pets é um problema mais comum do que imagina. É uma queixa de muitos tutores de animais de estimação que já passaram por situação desconfortável ao perceber que seu pet está com aquele cheirinho desagradável na boca. O famoso “bafo”, infelizmente, é um problema comum, e indica que é sobre a higiene bucal do seu peludo. Veja as principais causas do bafo em cães e gatos e como cuidar do bafo em pets; além de saber e o que fazer em situações adversas.

As principais causas do “bafinho” em pets.

As principais causas do bafo em pets, é alimentação ou algum problema interno. Portanto, assim como os humanos, os animais também podem desenvolver problemas bucais que resultam em seu hálito desagradável como:

  • Placas: que é o acúmulo de resíduos na boca, podendo formar uma placa, que se não for tratada, pode levar a problemas mais profundos.
  • Tártaro: quando a placa não é removida, ela resiste e forma o tártaro, que agrava o hálito.
  • Alimentação: o que seu pet ingere nas refeições fazem toda a diferença; e se de baixa qualidade ou, principalmente, se for restos de comida humana.
  • Problemas no estômago: não é regra, mas em alguns casos pode estar relacionado a problemas internos e precisará de ajuda veterinária e exames.
  • Irregularidades: neste caso é de suma importância fazer todos os exames necessários para averiguar se não há irregularidades que são detectadas somente exames via webcam.

Prevenir e cuidar do bafo em pets.

A melhor maneira de prevenção é a escovação regularmente; ração de boa qualidade e limpeza com um especialista. Principalmente se o pet já for adulto; veja algumas dicas para o dia-a-dia.

  1. Escovação regular: para que seu pet esteja cada vez mais imune ao bafo, mantenha uma escovação frequente, evitando assim acúmulo de placas e tártaro.
  2. Alimentação adequada: portanto, se não houver uma alimentação nutritiva e balanceada que atenda as necessidades do seu pet, a tendência é ter bafo. Por isso, não deve dar restos de alimentos humanos cheios de temperos.
  3. Brinquedos de mastigar: ossinhos e brinquedos específicos para os dentes; ajudam na mastigação e auxiliam na remoção de resíduos dos dentes. É importante saber como escolher os brinquedos para seu pet conforme a necessidade e tamanho.
  4. Consultas ao veterinário: visitas regulares ao veterinário vai ajudar a fazer um controle da saúde bucal do seu pet; e dará o melhor diagnóstico e como começar.

Conclusão.

A Saúde bucal dos pets é tão importante quanto ele. Portanto, se for o caso de precisar mais do que dicas, busque ajuda médica especializada para cuidar do bafo do seu pet. Dependendo da origem do problema, o procedimento pode ser medidas simples como:

  • Limpeza dentárias.
  • Mudança na alimentação.
  • Medicação simples.

Por isso, deve levar ao médico veterinário regularmente, para analisar e cuidar com precisão, afinal de contas seu bichinho não fala, e às vezes não sabemos quando estão com dor. Você é a melhor pessoa para analisar e observar seu animalzinho se está bem, se não houve perda de apetite ou até quieto além do normal.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:


Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.