Como cuidar de um pet adotado?

Como cuidar de um pet adotado

Como cuidar de um pet adotado? Um Pet adotado pode exigir cuidados especiais. Além de uma experiência maravilhosa e transformadora. Você não apenas está dando uma nova chance de vida a um animal, mas também ganhando um amigo fiel e companheiro para todas as horas. No entanto, a adaptação de um pet adotado pode exigir paciência e muito carinho. E para isso, veremos algumas dicas de como cuidar desse novo membro da família.

Dê tempo ao tempo.

Ao chegar em um novo lar, é normal que o pet fique assustado e desconfiado, é tudo novo para ele. Alguns pets podem se esconder, enquanto outros podem ficar mais quietos. Respeite o ritmo dele. Contudo, deixe-o explorar o ambiente no seu próprio tempo, conforme for se familiarizando vai se sentir melhor.

Mantenha o espaço onde ele vai ficar seguro.

Um espaço seguro é ideal para que ele possa se adaptar mais rápido, um lugar onde ele se identifique de cara que foi preparado exclusivamente para ele. Assim verá que ele estava sendo aguardado, deixe tigelas de água e comida à disposição, se possível coloque uma cama confortável e brinquedos para interagir.

Faça uma visita ao veterinário.

Para sua segurança e a do pet, logo nos primeiro dias leve-o ao veterinário. Atualize as vacinas, faça exames de rotina e certifique-se que está com tudo em dia. Se possível peça orientação ao veterinário de como proceder no caso de um pet adotado, quais cuidados especiais e uma dieta mais rica.

Estabeleça uma rotina.

Os pets adoram rotinas, e eles precisam para se sentir mais seguros, ex:

  • Brincadeiras.
  • Alimentação.
  • Passeios.
  • Sono.
  • Atenção.

Brincadeiras e atividades físicas.

Brincadeiras são fundamentais para criar um vínculo e ajudar o pet a gastar mais energia. Por isso, faça passeios diários ao ar livre, jogos como futebol, bolinhas, discos são ótimos; para os gatos você encontra nas lojas de pets varinhas de brinquedo e caixas são bem aceitas por eles e a diversão é garantida.

Paciência e muito amor.

Um pet adotado pode ter tido histórias difíceis, e isso pode refletir no comportamento inicial. Sendo assim, ele pode achar que o ambiente apresenta riscos, por ser um local novo, com isso pode sentir desconforto até mesmo insegurança. Portanto, tenha paciência e ofereça muito amor e carinho! Com o passar do tempo ele vai se adaptando e entenderá que é sua nova casa e será grato por ter o escolhido.

Socialização gradualmente.

A socialização gradualmente é muito interessante, principalmente quem já tem um pet em casa. Então, pode começar com pequenos encontros supervisionados respeitando o espaço de ambos, isso evita estresse e cria um clima de paz para uma possível convivência harmoniosa e tranquila.

Treinamento básico e positivo.

Para uma boa comunicação é interessante ensinar comandos básicos para um reforço positivo. Você pode usar petiscos, elogios ou até mesmo um simples pedido de uma pata. Assim, consegue fortalecer os laços com ele e passará a ter confiança em você.

Fotos e memórias incríveis.

Registrar cada momento desse relacionamento é fundamental para notar a evolução do seu amigo peludo. Portanto, celebre e fotografe cada momento até os mais simples, principalmente, os olhares e o afeto ao longo dos dias. Com o passar do tempo conseguirá perceber as pequenas evoluções diárias!

Conclusão.

Em suma, cuidar de um pet adotado não é tão difícil, além de aprender terá uma experiência maravilhosa e transformadora. Adotar um pet é um compromisso para a vida toda; e mesmo diante de alguns desafios, lembre-se que a partir do momento em que você o escolheu, se tornou o mundo dele. Você ficará surpreso com a sua recompensa, receberá todo esse cuidado e dedicação em troca e dirá que tudo valeu a pena. O ato de adotar um pet transforma vidas, tanto a dele como a sua aproveite.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.