Como cuidar das patas do seu pet?

Como cuidar das patas do seu pet

As patas dos pets desempenham um papel fundamental em suas vidas, por isso, os cuidados essenciais que devemos ter com elas são tão importantes quanto alimentação, saúde e higiene. Além de ser responsáveis por sustentá-los, expressando ambientes e até emoções. Sendo assim, veremos aqui algumas dicas de como cuidar das patas do seu pet, garantindo conforto, saúde e bem-estar com cuidados diários simples e básicos.

Por que o cuidado com as patas é importante?

Porque as patas dos animais de estimação estão constantemente expostas a diferentes superfícies, temperaturas diversas e objetos que podem machucá-las. Rachaduras, cortes e contaminação são problemas comuns que podem surgir quando não são devidamente cuidadas. Além disso, patas saudáveis contribuem demais na prevenção de problemas de mobilidades no futuro.

Cuidados básicos para cuidar das patas dos pets.

  • Higiene regular: após cada passeio, saída ou até mesmo uma ida ao quintal limpe bem as patas do seu pet. Parece simples demais, porém as patas acumulam sujeira e resíduos que podem causar problemas futuros e à saúde de todos do lar. Sendo assim, use lenços umedecidos, lave ou um pano úmido com álcool 70% para garantir uma boa higiene.
  • Supervisão frequente: examine as patas do seu animal regularmente em busca de alguma anomalia como corte, rachaduras, espinhos entre outros objetos que podem ficar presos entre os dedos do animal. Veja também se há presença de carrapatos ou sinais de anomalia como vermelhidão e inchaço ou coceira excessiva. 
  • Corte das unhas: unhas grandes atrapalham a mobilidade do seu animal de estimação, causando desconfortos ao caminhar e sem contar que dependendo do caso pode causar pequenas brechas. Por isso, o cuidado com as patas do seu pet também é um gesto de amor.
  • Sobrepeso: atente-se ao peso do seu pet, dependendo isso também acarretará esforço excessivo as patas arriscando sua mobilidade.
  • Visitas ao veterinário: é de suma importância que seu pet tenha acompanhamento regular ao veterinário. Principalmente se tiver uma idade mais avançada!
  • Alimentação: Mantenha à alimentação do seu pet balanceada e com os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, proporcionando uma vida e saudável e longa.

As patas dos pets precisam ser hidratadas e protegida.

Os pets precisam que hidratem suas patas e as protejam periodicamente. Especialmente se o seu pet gosta de trilhas e aventuras ao ar livre com muita adrenalina. Sendo assim, as almofadas das patas podem ressecar e rachar, especialmente em climas de frios e secos. De preferência use hidratantes específicos para pets e assim as manterá saudáveis, protegidas e macias.

Proteção contra ao clima extremo e superfícies irregulares.

No verão, com o clima muito quente, os asfaltos, por exemplo, duplicam a temperatura e podem queimar literalmente as patas do seu amigo peludo. Portanto, se não puder evitar saídas com seu pet nos horários que são mais quentes; opte por calçados para pets ou lugares fechados e bem arborizados. Dessa maneira o passeio está garantido e com segurança.

Conclusão.

Assim, como nós usamos calçados para proteger nossos pés de superfícies irregulares e temperaturas extremas, os animais de estimação também precisam de cuidados com as patas. Durante as mudanças climáticas, adaptamos nossos vestuários para o conforto, é importante oferecer a mesma atenção ao nosso amigo fiel. Com isso, os passeios ficam mais seguros garantindo o conforto do seu animal.

Fonte: Portal do dog.

Veja também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora de um blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.