Meu Pet, Meu Amigo

Cheiros que só os pets sentem.

Cheiros que só os pets sentem

Os cheiros que só os pets sentem. Antes de tudo; você já se perguntou por que seu cão parece perceber coisas que você nem imagina? A resposta é simples, está no olfato aguçado desses animais incríveis. O mundo olfativo dos pets é mais complexo que o nosso, e eles conseguem captar cheiros que passam despercebidos pelos humanos. Sendo assim, exploraremos alguns desses aromas surpreendentes e que somente eles detectam.

1. Linguagem invisível.

Os feromônios são substâncias químicas liberadas por animais para comunicar informações de comportamentos como, por exemplo, disposição para acasalamento, demarcação de territórios e estresse. Enquanto nós não percebemos esses odores, cães e gatos captam facilmente! Entretanto, os cães em especial conseguem sentir feromônios a metros de distância e com mais precisão.

2. Cheiros e emoções humanas.

Acredite se quiser, seu pet consegue perceber seu estado emocional através dos cheiros de suas emoções. Isso acontece porque nossas emoções liberam alterações hormonais que geram aromas específicos; ou seja, se você está estressado, triste ou feliz, seu cão ou gato pode captar essa informação e reagir conforme o momento atual.

3. Alimentos escondidos.

Sabe quando você guarda um petisco no bolso achando que seu pet não vai perceber? Então, é um grande engano; os cães conseguem identificar a presença de alimentos mesmo quando estão bem embalados; isso ocorre devido à sua incrível capacidade de separar e distinguir diferentes aromas de alimentos.

4. Cheiros do clima e mudanças climáticas.

Se o seu cão fica inquieto antes de uma tempestade, não é coincidência. Isso acontece porque eles conseguem detectar a ionização do ar e outras mudanças químicas que ocorrem antes de eventos climáticos; os gatos também são sensíveis a essas alterações.

5. Aroma de território.

Gatos e cães usam o olfato para identificar e demarcar territórios. Porém, mesmo quando você não percebe nada, eles conseguem sentir a presença de outros animais pelo cheiro deixado em superfícies por hora antes e até dias.

6. Odor de produtos químicos e limpeza.

Produtos de limpeza e fragrância que parecem agradáveis para nós, podem ser intensos e desagradáveis para eles e até causar incômodos nos pets de modo geral. Pois, o olfato dele aguçadíssimo faz com que eles percebam cada componente químico presente nessas fórmulas e com mais intensidade.

7. Odores do corpo humano.

Podemos ter a impressão de achar ou até ter a certeza que estamos com o mesmo cheiro o dia todo, mas seu pet sabe exatamente quando você voltou do trabalho, suou após um treino ou acabou de tomar banho. Portanto, nada passa despercebido; detectam essas sutis variações com extrema facilidade e eficiência.

8. Cheiro de tensão.

Quando estamos tensos ou agitados, o corpo libera compostos químicos, como, por exemplo, o medo e a inquietação. Isso é mais perceptível, principalmente pelos cães, eles captam esses sinais e podem reagir de forma protetora ou tentando acalmar seus tutores.

Dica extra:

  1. Adapte a limpeza da casa ao olfato dos pets: Como eles são sensíveis a produtos químicos, dê preferência a produtos de limpeza naturais e com fragrâncias suaves para evitar desconfortos.
  2. Opte por brinquedos com cheiros naturais: os brinquedos com cheiros naturais, e feitos com ervas como o (catrnip para gatos) ou osso natural para cães são os mais recomendáveis. Além de estimular o olfato, enriquece o ambiente dos pets.

Conclusão.

Os cães e gatos vivem em um mundo repleto de aromas que nós nem imaginamos. Portanto, entender o olfato aguçado dos nossos amigos de quatro patas é fundamental para respeitar suas necessidades e aprimorar nossa convivência com eles. Observe seu pet e descubra como reage a novos cheiros e quando identificam um novo, com certeza será incrível.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar:

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.