Amizades inusitadas e cheias de amor, se você é apaixonado por cães e gatos, já deve ter ouvido a famosa expressão "vivem como cão e gato" para descrever relações turbulentas. Mas será que essa rivalidade realmente existe? A verdade é que muitos cães e gatos podem conviver em harmonia e até se tornarem grandes amigos!
O segredo está na escolha da raça do cachorro e na apresentação e adaptação adequada entre os dois animais. Por isso, neste artigo, vamos explorar as melhores raças de cães que costumam se dar bem com gatos e dicas essenciais para uma convivência pacífica.
Cães são verdadeiros amigos dos gatos.
Embora o temperamento de cada animal seja único, algumas raças de cães possuem um instinto mais sociável e uma natureza tranquila, tornando a convivência com gatos muito mais fácil. Confira algumas das melhores raças para quem deseja um lar cheio da harmonia entre cães e gatos.
Labrador retriever.
Os labradores são inteligentes, brincalhões e extremamente sociáveis, portanto essa raça é um excelente candidato para conviver com gatos. Pois, a sua paciência é enorme e tem energia compatível com a dos gatos, o que faz dele um ótimo parceiro para interações amigáveis.
Cavalier Spaniel.
O Cavalier é um cão de pequeno porte, carinhoso e gentil, esse cãozinho tem um temperamento que combina perfeitamente com os gatos. Ele gosta de companhia e geralmente se adapta bem a novos amigos felinos. É uma boa opção para quem tem pouco espaço.
Poodle.
Os poodles são amorosos por natureza, por isso, tanto os pequenos quanto os maiores são conhecidos por sua inteligência e sociabilidade. De modo que a energia moderada do poodle e seu comportamento amigável ajudam na construção de uma boa relação duradoura.
Bichon frisé.
Essa raça canina é carinhosa e adora estar perto de outros animais, incluindo gatos. Sua energia moderada e seu comportamento amigável ajudam na construção de uma boa relação.
Shetland Sheepdog.
Sheltie é um cão inteligente e dócil, também gosta de interagir e aprender, facilitando sua adaptação com gatos e outros. Entretanto, se for apresentado corretamente, pode criar um forte vínculo e ser um candidato a melhor amigo do seu gato superando todos os outros.
Beagle.
Conhecido por sua natureza brincalhona e amigável, o Beagle pode conviver bem com gatos, especialmente se forem criados juntos desde filhotes. É uma raça que não pode ficar sozinha por muito tempo, pois destrói a casa, uma companhia de um felino pode mudar tudo.
Convivência pacífica.
A princípio, escolher uma raça amigável e a base para uma adaptação bem sucedida; veremos algumas dicas para garantir que a relação entre cão e gato seja harmoniosa e duradoura.
- Apresentação gradual: ou seja, vá aos poucos; deixe que eles se cheirem e se acostume com a presença um do outro sem pressa.
- Espaço individual: gatos gostam de ter um local seguro para se retirar quando se sentem desconfortáveis. Garanta que tenha um espaço próprio e livre do acesso ao cão.
- Supervisão inicial: no começo, sempre fique de olho nas interações entre eles. Entretanto, se notar algum comportamento estranho ou desconforto entre eles, intervenha com calma e redirecione a atenção dos animais.
- Reforço positivo: recompensar ambos quando demonstrarem comportamentos amigáveis um com outro.
- Respeite as personalidades: afinal, cães e gatos têm personalidades e comportamentos diferentes; alguns podem demorar mais a se adaptar do que outros. Com paciência e respeito, o tempo cuidará de ambos.
Conclusão.
A convivência entre cães e gatos pode ser maravilhosa quando feita com cuidado e paciência. Contudo, muitas raças caninas são naturalmente amigáveis e podem formar laços incríveis com gatos, criando uma amizade cheia de amor e diversão.
Se você unir essas duas espécies no mesmo lar, lembre-se de escolher um cão com temperamento adequado e proporcionar uma apresentação tranquila e gradual. Por fim, com carinho e respeito, seu cão e gato podem se tornar grandes companheiros.
Fonte: Portal do dog.