Sabemos que as aranhas de modo geral possuem vários olhos, e são criaturas fascinantes! Mas será que enxergam com todos? Pois bem, as aranhas são muito diferentes, algumas têm seis pares de olhos, outras podem ter oito ou menos, e algumas raridades, não tem nenhum. Isso mesmo e apesar de terem tantos olhos, muitas aranhas não enxergam bem e dependem principalmente das vibrações em suas teias para perceber o ambiente. Quais olhos são mais importantes? Veremos agora algumas curiosidades desse aracnídeo, ou seja, também não é um inseto como todos pensam.
Aranhas são insetos?
Não! Aranhas não são insetos, mas sim aracnídeos e são da família dos invertebrados. Possuem corpo dividido em duas partes, ex:
- Cefalotórax.
- Abdômen.
- Pernas.
- Pedipalpo.
- Quelícera.
- Fiandeira.
São oito olhos ou não?
Não, vai depender da espécie, algumas têm oito olhos distribuídos em diferentes posições na cabeça. Isso ajuda na visão de um todo e na identificação de presas e predadores. Portanto, apesar de tantos olhos, algumas espécies de aranhas têm visão limitada e outras enxergam apenas sombras e movimentos. Existem também as caçadoras, como as aranhas-saltadoras, são uma exceção; os olhos são centrais e uma visão de invejar, que permite calcular distâncias para pular em suas presas.
Por que são tantas variações de aranhas?
Porque cada espécie de aranha evolui para ter os olhos adaptados ao seu estilo de vida. Portanto, as que possuem teias e tecem para pegar suas presas em determinado lugar, sua força está na vibração e não na visão; sua maior captura vem das armadilhas! Mas as caçadoras precisam de olhos para detectar sua presa à distância para capturar alimento.
Curiosidades da natureza.
Embora possam parecer assustadoras para alguns, as aranhas são uma peça essencial no equilíbrio ecológico. Seus olhos múltiplos não são apenas uma curiosidade anatômica, uma ferramenta perfeita para a sobrevivência no mundo selvagem.
- Tarântula: geralmente grandes e peludas são conhecidas devido ao tamanho.
- Viúva negra: famosa por sua pele brilhante e a marca vermelha em forma de ampulheta no abdômen.
- Aranha-caranguejo: famosa por se locomover como caranguejo e são mestres em camuflagem.
- Aranha-de-teia-dourada: são conhecidas por produzir grandes teias e resistentes com um brilho dourado.
- Aranha saltadora: pequena, ágil e com excelente visão, essas são do tipo caçadoras.
- Aranha-armadeira: essas são tropicais, especialmente no Brasil. Essas gostam de roupas e sapatos.
Conclusão:
Às aranhas são, sem dúvida, criaturas fascinantes. Então, na próxima vez que cruzar com uma aranha, observe seus olhares à distância, claro! Quem sabe não tem mais coisas para aprender com esse bichinho inusitado.
Fonte: Portal do dog.