Meu Pet, Meu Amigo

Alimentos que estimulam o paladar do gato.

Alimentos que estimulam o paladar do gato.

Neste artigo, vamos explorar os alimentos que estimulam o paladar do seu gato para melhorar a nutrição. Portanto, se você já percebeu que seu gato é exigente na hora de comer, saiba que isso é completamente normal. Os felinos têm um paladar apurado e muitas vezes podem recusar alimentos que não despertam seu interesse ou nunca experimentaram.

Mas a boa notícia é que existem formas de estimular o apetite do seu bichano, oferecendo opções saborosas, seguras e nutritivas. Além disso, explorar os alimentos que podem deixar as refeições do seu gato mais atraentes, também é uma forma de conhecê-lo; veremos algumas dicas para diversificar o cardápio sem comprometer a saúde do seu pet.

Por que são seletivos com a comida?

Ao contrário dos cães, os gatos são carnívoros estritos, ou seja, sua alimentação deve ser baseada, em uma grande parte, em proteínas de origem animal. Além disso, o paladar do gato de modo geral é menos sensível a sabores doces e mais focado em identificar proteínas e gorduras.

Sobretudo, a seletividade também pode estar ligada a experiências anteriores. A situação em que o gato não foi exposto a uma variedade de alimentos quando filhote, pode ser mais difícil aceitar novos sabores na sua fase adulta, por exemplo. Por isso, variar a alimentação desde cedo ajuda a tornar o paladar do seu gato mais aberto a novidades e facilitar a nutrição.

Existem alimentos que realmente estimulam o paladar do gado; principalmente os gatos mais carnívoros. Lembrando que as carnes devem ser sem temperos, alho, ou cebola, pois esses ingredientes são tóxicos para gatos.

Carne cozida e natural.

As carnes são a base da dieta felina. Elas oferecem as proteínas essenciais que seu gato precisa para se manter saudável e ativo. Algumas das opções seguras incluem:

  • Frango cozido, mas sem temperos.
  • Peixe assado ou cozido, em pequenas quantidades e sem espinhas.
  • Carne bovina magra cozida.

Atum ou sardinha em água?

Por vezes, você pode oferecer um pouco de atum ou sardinha em água, mas, sem óleo e sem sal. O aroma forte desses alimentos costuma atrair os gatos e despertar seu apetite.

Uma dica extra: use o atum como um agrado ocasional, evitando o excesso por conta dos níveis de sódio e mercúrio presentes em alguns produtos industrializados.

Ovos cozidos.

A princípio, o ovo é uma excelente fonte de proteína e pode ser um estímulo interessante para o paladar do seu gato. Ofereça sempre cozido e em pequenas porções, como um agrado eventual.

Caldo de carne caseiro.

Um caldo de carne natural, preparado sem temperos ou sal, adicionado à ração seca para torná-la mais saborosa e fácil de mastigar. Principalmente para estimular o apetite de gatos mais exigentes ou os mais idosos.

Petiscos naturais.

Existem alguns petiscos naturais próprios para gatos, como os liofilizados de carne pura, frango, fígado ou peixe. Eles são atraentes e podem ser usados como recompensa ou para incentivar o consumo de outros alimentos.

Alimentos a ser evitados.

Nem todo alimento saboroso para os humanos pode ser oferecido aos gatos. Por isso, manter uma dieta balanceada e segura é fundamental para a saúde e bem-estar do seu gato. Sendo assim, veja alguns alimentos que são perigosos e devem ser evitados, como:

  • Chocolate e doces em geral.
  • Leite e laticínio, isso porque a maioria dos gatos são intolerantes à lactose.
  • Alho e cebola.
  • Ossos cozidos, podem causar engasgos ou ficar preso na garganta do animal.
  • Alimentos gordurosos ou fritos.

Estimulando o apetite do gato.

Mas se o seu gato está comendo menos ou mostrando desinteresse pela comida, aqui estão algumas estratégias para estimular o apetite e facilitar a nutrição do seu gato.

1. Aquecimento da comida.

Aqueça a comida do seu gato antes de oferecer; o calor libera o aroma dos alimentos, tornando-os mais atraentes e saborosos.

2. Varie nas texturas.

Alguns gatos preferem comida mais úmida, enquanto outros gostam da ração mais seca. Teste diferentes texturas para descobrir a preferência do seu pet e saber como lidar na hora de montar um cardápio.

3. Rotina de alimentação.

Alimente seu gato em horários regulares; os gatos gostam de previsibilidades, assim como os cães e uma rotina de alimentação ajuda a manter o apetite em dia.

4. Ambiente calmo na hora de comer.

Evite barulhos e movimentação excessiva durante as refeições; um ambiente tranquilo ajuda o gato a se sentir seguro enquanto se alimenta.

5. Ofereça em porções pequenas.

Os gatos têm o hábito de comer pequenas quantidades ao longo do dia. Por isso, prefira porções menores e mais frequentes.

Receitas simples de petisco natural.

Se você gosta de preparar mimos caseiros para seu pet, experimente esta receita fácil e saudável para fazer em casa.

Ingredientes:

  • 100g de peito de frango cozido, mas sem temperos!
  • 1 ovo cozido.

Modo de preparo:

1. Triture o frango e o ovo até formar uma massa homogênea.

2. Modele em pequenas bolinhas e leve ao forno a 160 °C por aproximadamente 15 minutos.

3. Deixe esfriar e ofereça como petisco em pequenas porções.

Conclusão.

Estimular o paladar do seu gato pode ser uma tarefa divertida e recompensadora. Ao oferecer alimentos seguros e nutritivos, você garante não apenas a satisfação do seu pet, mas também sua saúde a longo prazo.

Experimente as dicas deste artigo e observe como seu gato reage a novos sabores e texturas. Cada bichano é único, e descobrir suas preferências é uma forma de fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês.

Fonte: Portal do dog.

Você também pode gostar;

Picture of Maria Sousa

Maria Sousa

Apaixonada por animais, dedico-me a compartilhar informações práticas e de qualidade sobre cuidados com os pets. Como criadora desse blog especializado no tema, ofereço dicas e curiosidades para facilitar a vida dos tutores e promover o bem-estar dos bichinhos.